Microsoft está forçando atualização para o Windows, relatam alguns usuários

Por Redação | em 15.10.2015 às 14h02 - atualizado em 16.10.2015 às 12h14

Windows 10

Muita gente ficou feliz quando a Microsoft anunciou que a atualização para o Windows 10 seria distribuída gratuitamente, inclusive para quem tinha cópias ilegais dos Windows 7 e 8. Contudo, como é comum acontecer com atualizações de sistemas operacionais, nem todo mundo está disposto a fazer a migração.

Até agora, porém, a Microsoft parecia não estar se importando tanto com quem ainda optava por permanecer no Windows 7 ou no Windows 8. Mas a dinâmica parece ter mudado e começam a surgir na web vários relatos de pessoas que estão sendo forçadas a realizar a atualização.

No blog Ultimate Outsider, Josh Mayfield, criador do programa GWX Stopper, capaz de interromper o download e a instalação automáticos do Windows 10, fala um pouco sobre o caso. Em uma postagem, o programador exibe telas enviadas por alguns dos usuários de sua aplicação mostrando uma contagem regressiva de pouco menos de uma hora para o início da atualização (imagem abaixo).

Forçando a barra

No lugar disso, há a informação “A atualização para o Windows 10 está pronta” e a recomendação para que os usuários reiniciem a máquina a fim iniciar a instalação da nova versão do SO da Microsoft. Além disso, tais usuários não encontram no Painel de Controle os menus para instalar atualizações de segurança de sua versão atual do sistema.

Windows 10Windows 10 forçando a barra. (Foto: Reprodução/Josh Mayfield)

Mayfield informa que o funcionamento do seu programa se tornou restrito diante desta nova política da Microsoft. Em alguns casos, o GWX Stopper já não é capaz de interromper a atualização.

Apesar de parecer algo 100% sensacional, a atualização gratuita para o Windows 10 pode guardar alguns problemas. Se por um lado você tem um sistema pensado para o momento atual de aplicativos e sites da web, por exemplo, por outro, você pode ter problemas com a licença de uso do SO caso resolva trocar de máquina.

Você já atualizou o seu computador para o Windows 10? Fez por conta ou foi forçado? Escreva sobre o seu caso na caixa de comentários.

Atualização

Em contato com nossa equipe, a assessoria da Microsoft explicou que tudo não passou de um erro que já foi corrigido. Segundo a companhia, o que antes era opcional acabou sendo definido como "padrão" por engano e a atualização está sendo removida do Windows Update para aqueles que não reservaram uma cópia do Windows 10.

Confira o comunicado na íntegra:

Como parte de nosso esforço para trazer o Windows 10 para os usuários genuínos do Windows 7 e Windows 8.1, a atualização do Windows 10 pode aparecer como uma atualização opcional no painel de controle do Windows Update (WU). Este é um lugar intuitivo e confiável onde as pessoas vão para encontrar atualizações recomendadas e updates opcionais para o Windows. No recente atualização do Windows, esta opção foi marcada como padrão; isso foi um erro e estamos removendo o Windows 10 do Windows Update para os usuários que não tenham reservado uma cópia do Windows 10.

Fonte: Josh Mayfield/Ultimate Outsider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome