Aplicativos antigos do Windows chegam à loja oficial do sistema

Por Redação | em 02.05.2016 às 15h25

Windows Surface

Uma série de novos aplicativos lançados nesta semana na Windows Store parece querer que você use o sistema operacional mais recente como fazia há 20 anos. A Microsoft está liberando o download gratuito de alguns softwares que faziam parte do menu Acessórios da plataforma, como é o caso do processador de texto WordPad, o Visualizador XPS, para arquivos no formato, o Mapa de Caracteres e, na disponibilização mais bizarra de todas, o Fax And Scan.

Pode parecer um movimento um tanto arcaico, levando-se em conta a profusão de ferramentas de produtividade na nuvem e de softwares que já realizam tais trabalhos, além do fato, claro, de que ninguém mais usa fax. Mas, na verdade, trata-se de uma maneira de a Microsoft demonstrar as possibilidades do Projeto Centennial, anunciado no começo do ano e voltado para facilitar o desenvolvimento de software para o Windows 10.

A plataforma permite que desenvolvedores façam a conversão rápida de aplicativos desenvolvidos para versões antigas do sistema operacional para as mais recentes. Por meio do Centennial, por exemplo, é possível criar softwares universais, que funcionam tanto no computador quanto em celulares e tablets, como restringir a utilização deles em determinados sistemas, no caso dos recém-lançados Acessórios, disponíveis apenas no PC.

Wordpad Windows 10

A ideia de que se trata de um teste do Centennial ganha ainda mais força quando se percebe que os aplicativos aparecem na loja oficial do Windows, mas não podem ser baixados. A mensagem exibida é de que o usuário não possui um dispositivo compatível, mas isso aparece em todas as plataformas, indicando se tratar de uma experimentação que, se duvidar, nem deveria ter sido descoberta pelos usuários.

Boatos apontam até mesmo para testes com a arquitetura de processadores x86, para que funcionem também em dispositivos ARM. Isso fortaleceria, por exemplo, o Continuum, tecnologia que permite a conexão de celulares e tablets com Windows Phone a monitores, de forma que possam ser usados mais ou menos como computadores convencionais.

Por enquanto, a Microsoft não se pronunciou sobre o assunto. Enquanto isso, de acordo com informações anteriores passadas pela empresa, o Projeto Centennial se encontra nas mãos de desenvolvedores parceiros e entusiastas, que vêm trabalhando em soluções de compatibilidade e integração.

Fontes: Windows Store, MS Power User

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome