Microsoft está trabalhando numa nova linguagem de design chamada Project NEON

Por Redação | em 27.11.2016 às 12h09

Microsoft Windows

Desde que lançou o Windows 8 com aquele visual todo diferentão, a Microsoft vem investindo cada vez mais em linguagens de design para facilitar e agilizar o trabalho de quem desenvolve softwares para seus sistemas operacionais.

Atualmente, o Windows 10 emprega a chamada Microsoft Design Language 2, ou MDL2. Agora, a companhia está trabalhando no chamado Project NEON, que apresentará uma nova linguagem de design junto com o update Redstone 3, previsto para o ano que vem.

A informação foi confirmada pelo Numerama, que diz ter ouvido que, internamente, a Microsoft vem chamando o projeto de "essencialmente um Metro 2". Para quem não lembra, a Metro ficou extremamente popular na época do lançamento do Windows 8, pois definia todos os princípios e diretrizes para os apps do sistema e do Windows Phone.

Só que, ao invés de se basear unicamente no Metro, o Project NEON se apoia no MDL2, cuja simplicidade permite bolar interfaces mais limpas e intuitivas.

Gráfico mostra como a Metro UI evoluiu ao longo dos anos até chegar ao que hoje a Microsoft chama de MLD2. Clique para ampliar (Reprodução: Numerama)

O projeto já vem sendo desenvolvido há pelo menos um ano, mas pouquíssimos detalhes foram divulgados e/ou vazaram. Sabe-se, porém, que a nova linguagem permitirá adicionar mais animações e transições objetivando fluidez e beleza em comparação aos quase totalmente estáticos aplicativos feitos em MDL2.

Se você desenvolve para Windows 10, já tinha se acostumado com o MDL2 e agora teme ter de aprender tudo de novo, fique calmo. Em seu artigo, o Numerama diz que a nova linguagem deve vir para acrescentar ao MDL2 e não substitui-la. Ou seja, você poderá continuar usando a MDL2 do jeito que sempre usou e, se quiser, ir acrescentando novidades de design aos seus projetos aos poucos.

Agora se você ficou empolgado com a novidade, o Project NEON começará a ser disponibilizado juntamente com o Redstone 3, update planejado para sair no segundo semestre de 2017. Quem participar do programa Insiders, entretanto, poderá obter acesso antecipado à novidade entre os meses de abril e maio.

Via Numerama, Windows Central

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome