WhatsApp anuncia recurso que permite fazer backups de conversas no Google Drive

Por Redação | em 08.10.2015 às 10h27

WhatsApp

O WhatsApp anunciou que os usuários do aplicativo no Android poderão realizar backups de suas conversas em texto e arquivos de multimídia, como imagens, vídeos e arquivos de voz, diretamente no Google Drive. O novo recurso, desenvolvido em parceria com o Google, começará a ser disponibilizado para os usuários ao longo dos próximos meses, informou a empresa.

De acordo com o Google, o novo recurso do aplicativo de mensagens do Facebook ajudará os usuários a "guardarem as suas memórias". A empresa acrescenta que o backup no Google Drive é protegido por criptografia e que o recurso também permitirá que os usuários do WhatsApp possam restaurar todo o conteúdo em um novo dispositivo móvel.

A parceria entre Facebook e Google para promover este recurso faz sentido, visto que grande parte dos usuários do WhatsApp utilizam o sistema do robô verde. Para o Google, o anúncio também pode ajudar os desenvolvedores a aumentar o interesse em integrar o Google Drive em seus aplicativos.

WhatsApp

Para o Facebook, dono do WhatsApp, a parceria pode parecer um tanto confusa, visto que a própria empresa poderia se encarregar de guardar os backups dos usuários em sua própria plataforma. Apesar disso, Brian Acton, cofundador do WhatsApp, afirmou em comunicado que o "Google Drive foi uma escolha fácil" e que "ele oferece a experiência Android nativa que queremos para os nossos usuários".

Ao comprar o WhatsApp, o Facebook havia prometido que iria manter o aplicativo de mensagens funcionando separadamente dos seus serviços, o que ajuda a entender a escolha do Drive ao invés da rede social.

Tanto Google quanto Facebook não mencionaram se o recurso estará disponível para iPhones ou dispositivos Windows.

Fonte: Google

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome