À la Instagram: WhatsApp ganha filtros, resposta rápida e agrupamento de fotos

Por Redação | em 06.06.2017 às 13h54 - atualizado em 06.06.2017 às 15h08

WhatsApp

Em uma nova atualização liberada nesta segunda-feira (5), o WhatsApp ganhou novos recursos que devem melhorar a usabilidade do mensageiro. Já disponível para iPhone, o update ganhou um sistema de agrupamento de imagens, atalhos para respostas rápidas e filtros para serem aplicados nas imagens e vídeos compartilhados.

A primeira funcionalidade deve ser uma mão na roda para quem está em muitos grupos ou tem contatos que gostam de compartilhar diversos arquivos em sequência. Quando isso acontece, em vez de exibir os dados em mensagens separadas, todas elas serão agrupadas em um álbum. Isso não apenas vai impedir o flood como também facilita a visualização do que foi enviado, bem como buscas posteriores pelo conteúdo.

Também facilita a vida dos usuários a inclusão de um atalho para as respostas rápidas, bastando deslizar o dedo para o lado direito em uma mensagem. Isso vai permitir que a comunicação seja feita de maneira mais rápida e dinâmica, uma boa para quem tem diversas janelas em atividade ao mesmo tempo.

Por fim, o WhatsApp ganha um recurso bastante semelhante ao do Instagram, e agora, permite que os usuários adicionem filtros a imagens compartilhadas no mensageiro. Basta deslizar o dedo para ter acesso às opções, que podem ser utilizadas tanto em fotos quanto em vídeos ou GIFs, com o resultado sendo armazenado na galeria do dispositivo.

O update, entretanto, não trouxe a funcionalidade de cancelamento de mensagens, que vinha sendo bastante especulada e esperada pelos usuários. Por meio dela, será possível deletar textos ou arquivos em até cinco minutos após eles terem sido enviados, com a comunicação desaparecendo tanto para quem mandou quanto para o utilizador que a recebeu. A expectativa era de que a novidade chegasse na versão 2.17.30, liberada nesta semana, mas isso ainda não aconteceu.

Entretanto, a presença de código relacionado à funcionalidade indica que ela está em pleno desenvolvimento e pode chegar em breve. O WhatsApp, entretanto, não falou sobre o assunto e o recurso não está disponível nem mesmo para os usuários da versão Beta, que concordam em receber versões ainda em produção do aplicativo em troca de acesso a novidades antes de todo mundo.

Enquanto isso, a atualização mais recente do WhatsApp já está disponível no iOS. Em breve, a novidade deve chegar também ao Android. O update é gratuito para todos.

Fonte: WhatsApp (App Store)

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome