Conheça oito tecnologias que irão mudar o mundo até 2020, segundo o TOTVS Labs

Por Redação | em 30.03.2016 às 20h02

Holograma

Quantas vezes você assistiu aos filmes da série "De Volta Para o Futuro" e sonhou com as novidades tecnológicas mostradas ali? Porém, a tecnologia do futuro não está tão longe assim, e você logo logo poderá estar andando por aí com seu carro inteligente. Duvida? Veja a seguir uma lista de oito tecnologias que vão mudar o mundo até 2020, de acordo com pesquisadores do TOTVS Labs, laboratório de pesquisa e inovação da TOTVS, localizado nos Estados Unidos.

Inteligência Artificial

A primeira das grandes apostas, a inteligência artificial é a menina dos olhos do laboratório do TOTVS, e muitos dos esforços do local estão voltados ao desenvolvimento desta tecnologia. Na visão do laboratório, o futuro é formado pela combinação de aplicativos móveis com dados e inteligência artificial, causando uma fusão que abalará todos os segmentos mercadológicos e fará com que a tomada de decisões seja mais fácil. Saúde, manufatura, serviços financeiros, varejo, entre outros, são alguns dos setores que serão profundamente modificados.

Bitcoins e Blockchain

Blockchain é uma tecnologia semelhante a um livro de registros virtuais, com uma base de dados de transações distribuídas em diversos terminais, justamente para dar segurança ao uso de moedas virtuais, como o Bitcoin. Graças à tecnologia empregada no Blockchain é impossível utilizar a mesma moeda duas vezes, o que garante segurança e transparência nas transações, independente do valor utilizado. O uso dessa tecnologia acaba com um problema antigo do mercado financeiro: o registro de ativos e a atualização deles, sem falar da disponibilização aos órgãos reguladores. No futuro, o blockchain deve estar presente em larga escala. A Amazon e a Apple já são listadas na Nasdaq via uso de Blockchain.

Impressora 3D

Talvez a tecnologia do futuro mais conhecida atualmente, a impressora 3D foi criada em 1984 e pode ser empregada em diversos tipos de situação, desde a impressão de um objeto de cozinha até remédios e próteses. Muitas empresas, principalmente do ramo de aeronáutica e manufatura, já estão usando as impressoras 3D em grandes investimentos. A Nike e a Adidas também já anunciaram a produção de tênis via impressão 3D.

Carros autônomos

Os automóveis sem motorista são o próximo passo para a reestruturação do planejamento de trânsito em cidades e rodovias, com impacto presente também em montadoras de veículos. A adoção deste tipo de carro deve começar a ocorrer a partir de 2025, ano em que a tecnologia deve começar a apresentar um preço acessível. Empresas como Google e Tesla já possuem modelos que se locomovem sem ajuda humana.

Robótica

Segundo a consultoria Forrester, até 2019, 25% das tarefas em todos os segmentos indústrias serão modificadas graças à presença de robôs tecnologicamente avançados. Mas não tema ter seu emprego roubado por uma máquina. A tendência é que novas profissões sejam criadas para lidar com estes robôs.

Realidade virtual e realidade aumentada

Caso você ainda não esteja familiarizado com essas tecnologias, elas permitem que o usuário interaja em tempo real com um espaço tridimensional criado por computador, tudo por meio de aparelhos multissensoriais. Simuladores de voo e de direção, nas autoescolas, já possuem a tecnologia e utilizam-a para ensinar alunos. A versatilidade desse tipo de tecnologia também é importante, já que ela pode ser empregada em vários meios, como pontos turísticos, indústrias, educação, e muitos outros. 

Biotecnologia

Visando resolver problemas globais, a biotecnologia apresenta potencial para solucionar questões como demanda mundial por alimentos, nutrição animal, materiais biodegradáveis, entre outros, sempre visando diminuir o impacto do ser humano no meio ambiente. A biotecnologia presente na indústria farmacêutica também permitiu o avanço dos medicamentos, trazendo efeitos mais eficientes nos pacientes. 

Computação, Redes e Internet das Coisas

A possibilidade de trocar informações entre computadores em rede é a chave para a implantação da Internet das Coisas. Com ela, dispositivos e máquinas podem ser conectados para facilitar o dia a dia das pessoas, como o ar condicionado ligando quando os equipamentos eletrônicos atingem uma certa temperatura.

Segundo o TOTVS Lab, essas tecnologias impactarão profundamente o mundo nos próximos anos, causando uma revolução ainda maior do que a revolução industrial foi no século passado. É esperar para ver.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome