Veja o piloto automático da Tesla reagir a um acidente e evitar nova batida

Por Redação | em 28.12.2016 às 15h50

Tesla Model S Autônomo

Apesar dos avanços da indústria automobilística e de tecnologia no desenvolvimento de veículos autônomos que vimos neste ano, sistemas automáticos de direção ainda não conquistaram completamente a confiança do consumidor, e frequentemente ainda acabam envolvidos em acidentes em estradas.

Para a Tesla, essa realidade é particularmente amarga: em junho, um de seus veículos foi o protagonista do que foi considerado o primeiro acidente fatal da história envolvendo um carro autônomo – quando uma colisão entre um trailer e um Tesla no piloto automático acabou resultando na morte do motorista Joshua Brown, na Flórida.

Ainda assim, é sempre bom ver que esses sistemas estão, sim, evoluindo e que já mostram o potencial para evitar outros tantos acidentes que ocorrem diariamente em estradas.

O exemplo mais recente disso veio da Holanda, nesta terça-feira (27), em um vídeo gravado diretamente do painel de um Tesla Model X que mostra o veículo reagindo em tempo real a um acidente.


Nas imagens, é possível ouvir que o alarme sonoro do veículo é ativado instantes antes da colisão ficar visível para o motorista. Na prática, o alarme possibilitou a frenagem antecipada, evitando que outra colisão acontecesse. De acordo com Hans Noordsij, usuário do Twitter que não esteve envolvido no acidente, mas entrou em contato com os responsáveis pelo vídeo para postá-lo, não houve feridos graves na batida.

A "previsão" da colisão pelo Tesla é resultado de avanços que a empresa fez neste ano com o sistema de detecção por radar do veículo. Com a tecnologia, o carro é capaz de entender o que está acontecendo ao seu redor com o radar interno, detectando qualquer anomalia no campo e reagindo automaticamente – mesmo que o acidente esteja fora do campo de visão direto do motorista.

Via: Twitter, BGR

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome