Piloto automático da Tesla se envolve em mais um acidente

Por Redação | em 11.07.2016 às 17h20

Tesla Motors

Adicionando mais lenha à fogueira sobre a real segurança do modo de direção autônoma dos carros da Tesla, um Model X se envolveu em um acidente neste final de semana, que felizmente, acabou sem vítimas. De acordo com o motorista, o veículo perdeu o senso de direção e não reconheceu a pista, acabando por ultrapassar o guard rail e sair da pista.

O caso aconteceu no estado americano de Montana. Apesar de os dois ocupantes do veículo terem saído ilesos do acidente, toda a parte frontal do carro da Tesla ficou completamente destruída pelo contato com árvores e postes de madeira que davam sustentação às laterais da pista. O Model X estaria a cerca de 100 quilômetros por hora no momento da colisão.

Os relatos do motorista ainda estão incompletos, e provavelmente por isso, a Tesla ainda não se pronunciou sobre o assunto. A montadora, normalmente, é rápida na comunicação sobre acidentes, principalmente aqueles relacionados a seu sistema de direção autônoma. Enquanto as causas do acidente são investigadas, alguns usuários já especulam que a razão, mais uma vez, seria a falha humana, com a plataforma sendo usada em uma estrada sinuosa e com pouca sinalização, durante a noite.

O não seguimento de exigências de segurança também teria sido o responsável por um acidente fatal ocorrido no começo do ano, quando um motorista morreu quando seu carro, um Model S, colidiu com um trator em uma estrada na Flórida. Entretanto, de acordo com investigações preliminares, o condutor estaria assistindo a filmes durante a operação do sistema, algo que a Tesla não recomenda justamente devido à necessidade de intervenção humana mesmo durante a direção autônoma.

De acordo com a Tesla, sua tecnologia é capaz de reduzir o risco de acidentes pela metade, com o restante tendo de ser obtido a partir da intervenção do próprio condutor. Sendo assim, por mais que ele possa relaxar, é importante seguir as recomendações de segurança, como usar o sistema apenas em vias iluminadas e retas, com faixas bem pintadas e visíveis, além de manter sempre pelo menos uma das mãos ao volante e atenção no que está acontecendo em volta.

Fonte: Ubergizmo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome