Musk diz que o próximo sistema de direção autônoma da Tesla será extraordinário

Por Redação | em 22.08.2016 às 10h58 - atualizado em 23.08.2016 às 17h26

Tesla Autopilot

O CEO da Tesla, Elon Musk, definiu como “extraordinária” a nova tecnologia de Inteligência Artificial (AI) que está sendo desenvolvida pela empresa. O discurso foi feito em uma divulgação de resultados da empresa, ocasião em que se falou sofre o futuro dos carros autônomos, da oferta da empresa pela SolarCity, entre outros assuntos.

Apesar do primeiro acidente fatal durante a utilização do sistema automático de condução ter sido registrado, Musk ainda está otimista com esse ramo da indústria e acredita que carros totalmente autônomos vão chegar ao mercado muito antes do que se espera. “Carros totalmente autônomos serão lançados muito mais rápido do que qualquer um possa imaginar e eu acho que o que estamos desenvolvendo vai ser simplesmente extraordinário”, disse o executivo em discurso.

O empresário ainda falou sobre alguns detalhes da nova tecnologia que ainda está em desenvolvimento, dando atenção particular ao que chamou de narrow AI, cuja função será tomar decisões críticas pelo carro e ser capaz de planejar as melhores rotas sem interferência nenhuma do motorista. Mas ele lembrou que o sistema não será capaz de tomar conta de tudo; na verdade, ele está sendo criado com o único objetivo de aumentar a segurança da direção.

Em seu blog no site da Tesla, o CEO explica que, para os veículos autônomos serem aprovados para circular em vias públicas, eles precisam completar 10 bilhões de quilômetros rodando com o sistema Autopilot ativado e também ser 10 vezes mais seguros que os carros tradicionais. No entanto, enquanto esse objetivo não é alcançado, a montadora de veículos elétricos deverá lançar várias atualizações para o Autopilot que melhoram e trazem novas funções ao sistema, mesmo que ele ainda não esteja 100% desenvolvido.

Tesla Model 3

Aparentemente, o CEO da marca está confiante de que o governo dos Estados Unidos não vai proibir o sistema Autopilot da Tesla, que já completou quase 5 milhões de quilômetros rodados. Ele aponta que todos os quilômetros foram andados de forma segura e um caso de acidente evitado pelo sistema são razões suficientes para manter o programa.

Demanda por carros autônomos vai superar a produção

Elon Musk aproveitou a oportunidade para avisar os investidores que quando as funcionalidades da direção autônoma estiverem 100% em funcionamento a demanda excederá a capacidade de produção. Na verdade, esse aviso já foi dado várias vezes desde que a Tesla foi criada. “Eu acho que a demanda por carros autônomos vai facilmente superar a capacidade de produzi-los“, disse o executivo. “Temos em mente que a frota atual de automóveis no mundo é de aproximadamente 2,5 bilhões e a produção anual de carros novos é de cerca de 100 milhões. Então, a frota está se renovando a cada 20 ou 25 anos. teremos que produzir um número realmente grande de veículos autônomos no futuro, já que, com certeza, eles serão os únicos modelos que as pessoas vão querer comprar para substituir seus modelos antigos”.

Na conferência, ele também anunciou a aquisição da empresa de energia solar SolarCity por US$ 2,6 bilhões, afirmando que não tinha dúvida nenhuma de que foi um ótimo negócio, apesar da reação negativa dos investidores.

O visionário empresário pretende criar a experiência completa na compra de soluções baseadas em energia solar unindo seus carros elétricos aos painéis solares domésticos e à Powerwall (espécie de bateria doméstica que armazena a energia solar). Segundo ele, os clientes são mais propensos a comprar painéis que geram energia por meio dos raios solares se eles tiverem um carro elétrico, e com a Powerwall eles podem economizar com os tradicionais gastos de energia das residências comuns.

Via: ReadWrite

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome