Montadoras podem sair na frente na corrida por carros autônomos

Por Redação | em 07.01.2016 às 09h13

Carro do Google que dirige sozinho

O futuro é dos carros autônomos, e essa é uma visão que empresas como Google e Apple fazem questão de participar. Entretanto, são as montadoras de veículos que devem sair na frente nesta corrida, pelo menos de acordo com um estudo feito pela Thompson Reuters para identificar exatamente quais empresas estão melhor preparadas para fazer parte dessa onda.

De acordo com a avaliação, atualmente a Toyota é a companhia mais capacitada para colocar um carro autônomo no mercado com mais facilidade. Na sequência, completando os cinco mais preparados, estão a Bosch e a Denso, que fabricam peças para carros, e mais duas montadoras, a Hyundai e a General Motors. A primeira empresa de tecnologia a aparecer no ranking é o Google, apenas na 26ª posição.

O motivo, para os analistas, chega a ser até óbvio: montadoras e empresas do setor estão muito melhor preparadas para produzir os veículos. Isso se deve, por exemplo, à posse de patentes relacionadas ao funcionamento dos carros e também do maquinário para produzi-los, ao contrário de nomes como Apple e o próprio Google, que estão desenvolvendo a tecnologia, mas dependem de terceiros para colocá-las em prática, algo que nem sempre pode ter o resultado ideal.

Além disso, a tradição de determinadas marcas entre os amantes dos carros também acaba colocando montadoras tradicionais em vantagem quando os veículos efetivamente chegarem ao mercado. Marcas como a Maçã, apesar de reconhecidas no mundo mobile, por exemplo, podem acabar não inspirando confiança no mundo dos veículos. É por isso que a Thompson Reuters acredita que uma série de parcerias devem começar a aparecer ao longo dos próximos anos.

Para consolidar seu ideal de lançar um carro elétrico e que se dirija sozinho até 2020, por exemplo, a Apple deve se unir à Tesla Motors não apenas por possuírem visões parecidas, mas também devido às patentes complementares detidas por ambas. E o mesmo processo deve acontecer tanto com empresas gigantes como o Google quanto pequenas como a versão independente que vem sendo desenvolvida por George Hotz e, em teoria, seria capaz de tornar autônomo qualquer tipo de veículo.

Fontes: Reuters, Apple Insider

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome