General Motors anuncia recall de 4,3 milhões de veículos por falha de software

Por Redação | em 09.09.2016 às 20h13

gm

Nesta sexta-feira (9), a General Motors anunciou o recall de 4,3 milhões de veículos em todo o mundo. A iniciativa foi tomada após engenheiros terem constatado um defeito de software que impede o acionamento dos airbags em casos de acidente de trânsito. Para se ter dimensão da gravidade do problema, o bug também pode fazer com que os cintos de segurança deixem de funcionar corretamente, e por isso falha já foi associada a uma morte e três lesões graves.

De acordo com a fabricante, o módulo de sensores responsável pelas funcionalidades pode falhar apenas em "circunstâncias raras, quando um acidente é precedido por um evento específico que cause impacto em toda a dinâmica do veículo", mas isso foi motivo suficiente para a iniciativa de atualização do software, claro.

O primeiro caso de falha no sistema aconteceu em maio, ocasião em que um Chevrolet Silverado, modelo 2014, ao se envolver em um acidente, não obteve suporte de seus mecanismos de proteção. Diante disso, a GM, junto com a Delphi Corp., que fornece o módulo de airbag, optaram pelo recall, anunciado pela The National Highway Traffic Safety Administration, dos Estados Unidos.

Os proprietários de veículos fabricados entre 2014 e 2017 receberão notificações para a correção do programa gratuitamente, são eles: Buick LaCrosse, Chevrolet SS, Chevrolet Spark EV, Buick Encore, GMC Sierra 1500, Chevrolet Corvette, Chevrolet Trax, Chevrolet Caprice, Chevrolet Silverado 1500, Chevrolet Tahoe, Chervrolet Suburban, Chevrolet Silverado HD, GMC Yukon, GMC Yukon XL, GMC Sierra HD, Cadillac Escalade, Cadillac Escalade ESV.

Vale destacar que nenhum dos modelos envolvidos com o recall está disponível no Brasil, então aparentemente os veículos que rodam por aqui não apresentam problemas.

Fonte: Gizmodo, O Globo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome