Ford e Google devem anunciar parceria para criação de carros autônomos

Por Redação | em 22.12.2015 às 08h27 - atualizado em 22.12.2015 às 10h24

Google (carro que dirige sozinho)

O carro autônomo do Google está cada vez mais próximo de sair do papel. Depois de várias menções ao projeto e até mesmo alguns protótipos sendo testados aqui e ali, parece que a companhia finalmente encontrou uma parceira para construir o veículo e torná-lo realidade. A Ford deve anunciar em breve uma parceria para a criação do automóvel sem motorista e as primeiras novidades sobre essa aliança devem aparecer em apenas algumas poucas semanas.

Segundo o site Yahoo Autos, fontes ligadas às duas empresas afirmam que elas vão se aproveitar da CES 2016 para revelar ao público os seus planos em relação ao tão comentado carro autônomo. Com a feira de tecnologia tendo início já no próximo dia 6 de janeiro, isso significa que não será preciso esperar muito para ver o que está por vir dessa parceria.

Ainda de acordo com a página, ao se aproximar da Google, a Ford vai ter um enorme avanço no desenvolvimento da tecnologia necessária para criar esses veículos. Prova disso é que, depois de anos trabalhando em seu próprio projeto sem qualquer grande avanço, somente agora a montadora vai realizar o seu primeiro teste em vias públicas na Califórnia, enquanto a gigante da internet já tem mais de 50 veículos de teste circulando pelas estradas dos Estados Unidos, totalizando mais de 2 milhões de quilômetros rodados.

Carro do Google que dirige sozinho

Contudo, engana-se quem acredita que veremos o icônico logo da Ford nesses carros apresentados durante a CES. Conforme o Yahoo Autos explica, as duas companhias devem criar uma nova empresa para explorar esse novo segmento. E a razão é meramente protecionista, já que a montadora não quer arriscar a sua marca diante de algo tão novo e incerto. A preocupação é que o mercado de carros autônomos ainda é algo muito novo e propenso a dar problemas, então a ideia de criar uma nova companhia apenas dedicada a isso — ainda que com o aval da Google e da Ford — minimizaria qualquer eventual problema às marcas originais.

Ainda assim, não há como não se empolgar diante desse eventual anúncio. Já sabemos que a Google está trabalhando há tempos nesse tipo de projeto e a entrada da Ford nessa equação deve acelerar consideravelmente a criação dos primeiros veículos que dispensam a atuação do motorista. E se realmente tivermos o anúncio dessa parceria acontecendo durante a CES 2016 nas próximas semanas, pode ter certeza de esse conceito vai sair do papel muito antes do que a gente imagina.

Fontes: Yahoo Autos, Android Central

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome