Conceito de novo pneu térmico carrega carro elétrico enquanto roda

Por Redação | em 17.01.2017 às 16h55

Apesar de terem avançado consideravelmente nos últimos anos, carros elétricos ainda sofrem com a chamada "ansiedade de autonomia" – o medo de alguns consumidores de que esses veículos fiquem sem bateria durante uma viagem do dia-a-dia.

Para tentar combater o problema, a fabricante americana Goodyear demonstrou, durante a Geneva Auto Show, um novo conceito de pneus que geram energia para veículos elétricos enquanto estão rodando na estrada. Apelidados de BH03, pneus utilizam calor criado pelo seu atrito com o asfalto para gerar novas cargas de energia elétrica, que são repassadas para as baterias dos veículos elétricos na sequência.

Para realizar a função, os pneus são revestidos com uma camada de material termo-piezoelétrico, responsável pela conversão de energia térmica em energia elétrica. A coloração "ultra-preta" dos pneus também devem ajudar na coleta de calor e luz – coletando até mesmo a luz do Sol se o carro estiver estacionado.

Por ora, os BH03 representam apenas um conceito e não há indicações de que realmente chegarão ao mercado tão cedo. Ainda assim, os pneus mostram que a empresa também está empenhada na transformação do setor automobilístico e dão algumas indicações do que podemos esperar para os próximos anos.

Via: Cnet

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome