Carros tecnológicos no Salão do Automóvel 2016 [CT Auto]

Por Igor Lopes RSS | em 10.11.2016 às 21h43

O Canaltech Auto de hoje é especial, direto do Salão do Automóvel 2016. Vamos dar um rolê pela feira, mas com um olhar geek, buscando as tecnologias mais legais embarcadas nos carros. Vem com a gente!

Novidades no salão


O Salão do Automóvel é mais do que apenas uma exibição de carros bonitos. Aqui, tudo diz respeito a tendências. O que vem por aí? O que podemos esperar dos carros do futuro? Algumas dessas tendências podem se tornar realidade muito em breve como é o caso dos automóveis abastecidos com combustíveis limpos.

Na Toyota, o Prius já é realidade e seus donos, inclusive, são isentos do rodízio na cidade de São Paulo - um incentivo para que as pessoas busquem esse tipo de veículo. O carro híbrido mais vendido do mundo chegou ao mercado nacional em 2012 e combina um motor a gasolina com um motor elétrico e isso faz dele o carro mais econômico do Brasil. De acordo com a Toyota, até 2050, 100% da linha oferecida aos clientes será de veículos híbridos ou movidos a células de combustível.

Outro exemplo da japonesa nesse aspecto é o Mirai, carro movido a hidrogênio que atinge autonomia de 500 km reais, sem truques de direção econômica. É um feito e tanto para carros assim, já que a autonomia e a carga das baterias sempre foi um limitador. Outra vantagem do abastecimento a hidrogênio é que, além da única emissão emitida no processo ser vapor d´água, o tanque pode ser completado em apenas três minutos - contra as duas ou mais horas plugadas na tomada dos carros elétricos. O Mirai também já saiu do grupo dos carros-conceito para se tornar realidade. Ele é o primeiro modelo movido a célula de combustívl a ser produzido em massa. Já é vendido no Japão, Europa e Estados Unidos.

Outro elétrico que foi apresentado no começo do ano na CES e deve começar a ser vendido ainda em 2016 é o Bolt, da Chevrolet. Ele tem um alcance de até 383 km com uma carga de bateria e é a aposta da montadora para competir com o Model 3, da Tesla. Nos EUA ele custará 37.500 dólares, mas ainda não há previsão de venda no Brasil.


Ainda no mundo dos elétricos, mas incluindo aí o mundo da impressão 3D: na Peugeot, o Fractal é uma das maiores estrelas. Ele tem 80% dos objetos da cabine impressos em vários materiais. Seja revestimento do carro, em espuma acústica, seja o acabamento exterior ou os detalhes nos bancos, tudo saiu de uma impressora 3D. Agora imagine um sistema de pós-venda em que as peças de um carro possam ser impressas na própria concessionária, sem que o cliente precise esperar até recebê-la da fábrica. É um adianto na vida do consumidor, certo? Principalmente para aquelas peças menos comuns, que às vezes demoram semanas, até meses, para chegar. É mais do que estilo, é agilidade.

Central multimídia


E quem acompanha o Canaltech sabe que nosso grande prazer é avaliar as centrais multimídia dos carros. Aqui na Citroën, o AirCross Concept aposta na tecnologia e na conectividade entre os passageiros. O SUV tem duas telas de 12 polegadas Full HD, com qualidade bastante superior às telas vistas hoje nos carros à venda no Brasil. Uma delas, a do passageiro, pode ser acoplada à do motorista, entregando ainda mais informações para quem estiver ao volante. Mas isso não é tudo: cada banco tem seu próprio alto-falante e microfone. Assim, é possível definir o que cada passageiro quer ouvir ou assistir, no volume específico para cada ocupante. Tudo isso é controlado pela central multimídia. Quer conversar com a pessoa do outro lado do carro? Ao invés de ficar quebrando o pescoço para isso, basta falar naturalmente que o microfone do banco se encarrega de transmitir o áudio. Quer ouvir a música A enquanto o outro ocupante quer ouvir a música B ou mesmo assistir a um filme? Tudo bem, você define essas questões todas no painel.

Hololens


Não sabe o que é o Hololens? Esse dispositivo da Microsoft, que ainda nem está à venda no mundo, consegue misturar a realidade virtual com aquilo que você está enxergando. Assim, objetos 3D são associados a objetos reais e, no caso dessa apresentação, por exemplo, você consegue visualizar como elementos de segurança estão presentes no veículo, ou como a tecnologia embarcada faz do Up um carro mais conectado. Aqui, ainda estamos arranhando a superfície das possibilidades oferecidas por esses óculos, mas o futuro promete muito mais.

Continue ligado no Canaltech Auto para mais novidades!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome