Carros autônomos poderão consumir até 4 Tb de dados por dia

Por Redação | em 18.08.2016 às 08h22

Carro aut

Se consumo (e limite!) de dados já é uma pauta recorrente e que preocupa na atualidade, no futuro isso pode ser um problema ainda maior. Com a Internet das Coisas, nos próximos anos cada vez mais objetos estarão conectados, consumindo informação. Nesta quarta-feira (17), o CEO da Intel Brian Krzanich estimou que o uso diário de dados por pessoa vai dobrar, chegando a 1,5 gigabytes, até 2020. Se popularizados, os veículos autônomos poderão processar até 4 terabytes por dia.

A projeção de Krzanich, embasada por estudos da empresa Datafloq, sugere que cada carro autônomo consuma o equivalente ao gasto diário de 2,666 pessoas. Ainda que o número pareça exageradamente grande, a ideia faz sentido se considerarmos que os veículos processarão centenas de informações por segundo, desde mapas até o clima, trajetos e outros dados de conexão

A tecnologia se move em ritmo extremamente acelerado. Se compararmos smartphones de 5 anos atrás aos atuais, eles chegam a incomodar de tão lentos. Como um celular funcionava com tão pouca memória RAM? O mesmo vale para as conexões. Há pouco mais de uma década, como sobrevivíamos com a conexão discada? 

Em pouco tempo, os dispositivos inteligentes tomarão conta de tudo. Milhões de dados serão trocados no mundo todo, o que vai gerar uma demanda por conexões aprimoradas. Vislumbrar esse futuro é até fácil, mas viabilizar uma estrutura para ele é bem mais difícil.

Como primeira medida para suprir esta demanda que virá, a tecnologia 5G já está sendo pesquisada por operadoras como AT&T e Verizon. No entanto, a previsão de lançamento é para a Olimpíada de Inverno da Coreia do Sul em 2018.

Fonte: Mashable

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome