Governo quer que prédios residenciais ganhem tomadas para carros elétricos

Por Redação | em 19.03.2013 às 07h40

Carro Elétrico Carregando

O governo federal vai tomar medidas para incentivar a instalação de tomadas nas vagas de garagem de prédios residenciais em todo o Brasil para fornecer energia para carros elétricos. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (18) no blog 'Direto da Fonte', escrito por Sonia Racy para o Estado de S. Paulo.

Segundo a publicação, o Congresso pretende obrigar a instalação de pontos de recarga de baterias desse tipo de carro em vagas de estacionamentos públicos. A medida deve aumentar o interesse da população e das fabricantes em relação aos carros elétricos, que ajudam a reduzir a emissão de carbono na atmosfera.

Os locais para reabastecimento de carros elétricos ainda são escassos no Brasil. Entre os poucos locais existentes no país está um posto localizado na Universidade de São Paulo (USP), instalado no final do ano passado. O IEE, Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, foi o responsável pela inauguração do entreposto de recarga

No Rio de Janeiro, dois postos localizados na Lagoa e na Barra da Tijuca são responsáveis pelo abastecimento de carros elétricos. Ainda no mês de março, os primeiros táxis elétricos começam a circular no Rio de Janeiro, e eles terão como base o Aeroporto Santos Dumont.

A população brasileira já demonstrou interesse em ajudar a reduzir a poluição com o uso de um veículo mais ecológico. Uma pesquisa recente realizada pelo EcoD, uma plataforma de comunicação online especializada em sustentabilidade, apontou que 54,2% dos entrevistados disseram que pagariam mais para ter um veículo menos poluente, principalmente se o automóvel em questão for elétrico ou híbrido. Apenas 2,8% não pagariam mais do que o preço de tabela dos carros comuns para ter um veículo menos poluente.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome