Uber contrata veterano da NASA para desenvolver carros voadores

Por Redação | em 06.02.2017 às 16h05

AeroMobil

Mark Moore, um engenheiro que trabalhou durante 30 anos na NASA, é o mais novo contratado da Uber. Ele vai assumir o cargo de diretor de engenharia em uma iniciativa que pretende criar um carro voador, conhecida como Uber Elevate.

Apesar de a novidade ter feito muitos curiosos esticarem o pescoço, a empresa de transporte privado ainda não está construindo, de fato, o seu carro voador. De acordo com um white paper divulgado em outubro de 2016, a Uber estabeleceu uma visão radical para táxis voadores e listou alguns desafios que este possível serviço poderia enfrentar no futuro.

O Uber Elevate prevê a adoção de veículos de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) para ajudar passageiros no deslocamento de casa para o trabalho. Com isso, a ideia da empresa é fazer com que as pessoas não fiquem mais presas em engarrafamentos e possam chegar ao serviço em cerca de 15 minutos. Além disso, a companhia destaca que os veículos seriam capazes de transportar "várias pessoas" ao mesmo tempo, atingir até 240 km/h e percorrer até 160 quilômetros com uma única carga. 

Moore teve acesso aos documentos da Uber e disse estar impressionado com a visão da empresa e seu potencial impacto na sociedade. É claro que o experiente engenheiro reconheceu que existem muitos obstáculos à frente, e eles não são apenas técnicos. As restrições de tráfego aéreo e os altos preços praticados pelos fornecedores da indústria aeronáutica ainda são empecilhos que precisam ser resolvidos.

"A Uber continua enxergando o seu papel como um catalisador para o crescente desenvolvimento do ecossistema de VTOL ", disse Nikhil Goel, Chefe de Produto para Programas Avançados, por meio de um comunicado. "Estamos entusiasmados por Mark se juntar a nós para trabalhar com empresas e partes interessadas, enquanto continuamos explorando o caso de uso descrito no nosso white paper".

Moore deixou a NASA um ano antes de se tornar elegível para a aposentadoria, desistindo de uma parte significativa da sua pensão e cuidados de saúde gratuitos para o resto da vida. Sem dúvidas, sua aposta na Uber está sendo bem alta.

Fonte: Bloomberg

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome