Governo de Taiwan ordenará que Uber deixe o país

Por Redação | em 03.08.2016 às 11h53

Uber

A Comissão de Investimentos de Taiwan, que supervisiona a entrada e saída de investimentos estrangeiros no país, disse nesta quarta-feira (03) que está pronta para emitir uma ordem para o Uber deixar o país. A alegação do pedido é que a empresa passou a funcionar como uma companhia de serviços de transporte, enquanto sua permissão para atuar no país era de uma empresa de tecnologia da informação. Emile Chang, secretária executiva da comissão, disse que a decisão final sairá em 11 de agosto.

O movimento vem em meio a uma grande mudança de estratégia do Uber, que verá suas operações na China serem tomadas por uma empresa local. Nesta segunda-feira (01), a empresa americana anunciou que fundiu seu negócio no país com sua concorrente chinesa, a Didi Chuxing, após 2 anos de guerra de preços em um mercado bastante desafiador. Estima-se que o negócio tenha criado uma firma avaliada em aproximadamente US$ 35 bilhões.

Manifestação contra Uber

(Foto: manifestação de taxistas em Taiwan)

A decisão de Taiwan contribui para uma série de queixas oficiais voltadas para o rápido crescimento da starpup de São Francisco. A empresa, que entrou no país asiático em 2013, causando a revolta de taxistas e manifestações contra o serviço, tem enfrentado problemas semelhantes em outros mercados do continente, notadamente em Hong Kong e China. Segundo Chang, a empresa de transporte já foi comunicada várias vezes sobre o processo e que, no pior dos casos, a ordem será para deixar o mercado imediatamente, acrescentando que a Uber ainda pode recorrer da decisão.

Já o gerente geral da Uber em Taiwan, Likai Gu, disse que a companhia espera que as autoridades taiwanesas decidam a favor da inovação e abram um espaço para dialogar com a Uber. “Nós queremos trabalhar com o governo de Taiwan para ajudá-lo a entender a função da tecnologia na criação de oportunidades na economia e no acolhimento das necessidades de transporte do país”, disse Gu.

Via: Reuters

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome