Dados de usuários do Uber podem não estar seguros, diz fonte

Por Redação | em 12.12.2016 às 19h33

Uber

Sabe aquela história que tudo o que você faz na Internet, incluindo as atividades no seu smartphone, podem estar sendo vigiadas? Pois é, parece até que as informações do Uber não estão assim tão seguras. Fontes afirmaram que o serviço de caronas estava observando os dados de seus usuários.

A informação foi revelada por um ex-engenheiro do Uber, Ward Spangenberg. Segundo ele, funcionários da companhia tinham fácil acesso aos logs de viagem dos clientes e estava espionando políticos, celebridades e até mesmo seus ex-namorado(a)s.

Segundo o Uber, Spangenberg foi demitido por violar as políticas da companhia ao reformatar seu computador de trabalho para esconder evidências que escondiam suas avaliações de performance. Entretanto, o ex-funcionário tem outra versão, afirmando que ele estava testando um programa que vasculhava os emails dos colaboradores. Segundo ele, a demissão serviu para acobertar práticas pouco éticas de segurança dentro da empresa.

Para complicar ainda mais a situação, o Uber afirmou que "acidentalmente apagou" arquivos sobre o Spangenberg que eles deveriam manter, segundo prevê a lei. Além disso, a empresa teria criptografado informações em seus escritórios fora dos Estados Unidos, para evitar que autoridades pudessem investigar as acusações mais a fundo.

Em resposta às acusações, o Uber afirmou que é "absolutamente falsa" a alegação que a maioria dos funcionários tem acesso aos arquivos de viagem, e que há um sistema com limites procedurais de técnicos para os acessos.

"Nós temos centenas de especialistas de segurança e privacidade trabalhando em tempo integral para proteger nossos dados. Isso inclui políticas estritas e controles técnicos para limitar o acesso de arquivos dos usuparios para empregados autorizados, somente para suas atividades de trabalhos, e todas as potenciais violações são rapidamente investigadas", destacou a companhia em nota oficial.

Fonte: Endgadget

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome