Twitter vai separar DMs recebidas por desconhecidos

Por Redação | em 31.05.2017 às 09h16

Twitter

O Twitter vai mudar a forma como lida com mensagens diretas enviadas por pessoas que não estão na lista de contatos. Como forma de proteger os usuários e aumentar a segurança contra conteúdo indevido, as DMs mandadas por desconhecidos agora aparecerão em uma aba chamada “Solicitações”, na parte superior da tela, indicando claramente seu caráter.

Basta que o usuário não siga quem enviou a mensagem para que ela seja tratada dessa forma, com todas sendo separadas entre contatos ou não. O remetente também não saberá que a DM foi visualizada até que o dono do perfil autorize a comunicação. Isso também vale para conteúdo de mídia, que será ocultado até o aceite como forma de privar as pessoas de verem o que não querem – um recurso que pode ser desligado caso o usuário queira. Uma vez liberadas, dali em diante, as mensagens daquela pessoa passarão a aparecer normalmente na caixa de entrada.

O recurso, claro, será liberado somente para aqueles que optaram, nas configurações da rede social, por receberem DMs daqueles que não são contatos – ou seja, perfis que não são seguidos mutuamente, como antes era exigido. Para todos os outros, a opção de privacidade continua ativa, enquanto aos outros o filtro será mandatório e não será possível desabilitá-lo.

Outras características permanecem como estão. Contas bloqueadas, por exemplo, continuam impedidas de enviar mensagens diretas para os usuários, enquanto a exclusão de uma DM específica não impedirá que aquela mesma pessoa mande novas comunicações no futuro.

A decisão é parecida com a que o Facebook implementou há algum tempo no Messenger, separando as mensagens daqueles que não são contatos. Aqui, entretanto, a ideia é fazer isso de maneira mais clara, já que na “outra rede social” muitas vezes o usuário nem fica sabendo que recebeu uma comunicação de um desconhecido por conta do caráter oculto do sistema de separação e da ausência de notificações sobre isso.

A opção de receber mensagens até mesmo de quem não faz parte da lista de contatos foi um pedido dos usuários, atendido pelo Twitter pensando principalmente em sua utilização por empresas. Como muitas prestam serviços de suporte pela rede social, a funcionalidade é uma mão na roda, permitindo o contato direto, mas reservado, para envio de informações.

Ainda em caráter de liberação segmentada, a funcionalidade já começou a aparecer para alguns usuários na versão do aplicativo do Twitter para iOS. Segundo a empresa, a ideia é que ela esteja disponível para todos em pouco tempo, até mesmo nas versões web, como uma forma de minimizar abusos.

Fonte: Twitter

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome