Twitter tem contas hackeadas e passa a exibir mensagens nazistas

Por Redação | em 15.03.2017 às 09h39 - atualizado em 15.03.2017 às 09h50

Twitter

Várias contas de executivos, editores, empresas governamentais e usuários comuns começaram a publicar nesta quarta-feira (15) no Twitter mensagens aleatórias com suásticas e conteúdo nazista depois de uma ferramenta de terceiros que se conecta à rede de microblogs ter sido hackeada.

Informações apuradas pela Reuters dão conta que as mensagens fazem parte de um embate político causado pela suspensão dos laços diplomáticos entre a Turquia e a Holanda depois de o presidente turco Tayyip Erdogan ter chamado o povo holandês de "remanescentes nazistas".

O imbróglio ganhou corpo com a adesão de hackers ainda não identificados, que assumiram um lado nessa história e saíram em defesa do político turco. Para obter acesso às contas de veículos de comunicação como Forbes e BBC North America e de entidades como a UNICEF, Anistia Internacional e o Parlamento Europeu, os hackers teriam atacado o Twitter Counter, uma ferramenta de terceiros que fornece dados de audiência e engajamento.

Contas afetadas pela falha traziam suástica e mensagem de teor nazista reforçando o discurso do presidente turco Tayyip Erdogan que chamou os holandeses de "remanescentes nazistas" (Reprodução: TechInsider e TSF)

Com o Twitter Counter comprometido, os hackers puderam publicar mensagens provocativas em turco chamando a atenção para um referendo que ocorrerá no próximo dia 16 de abril. Na ocasião, será decidido se a Turquia concederá mais poderes políticos a Erdogan ou não.

Em comunicado, o Twitter disse estar ciente do problema que afetou centenas de pessoas. A empresa também garantiu que já identificou a fonte da falha e está trabalhando para solucionar o caso o mais rápido possível. "Removemos as permissões [do Twitter Counter] imediatamente", comentou o microblog.

Fonte: Reuters, TechInsider, Observador

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome