TIM testará videochamadas de 4G durante a Olimpíada

Por Redação | em 21.07.2016 às 17h20 - atualizado em 21.07.2016 às 17h33

TIM

A TIM anunciou que vai experimentar durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro um serviço de videochamada sobre a sua rede 4G (ViLTE). O método é simples e dispensa o uso de qualquer aplicativo, com a chamada sendo realizada de maneira tradicional entre dois números de telefone.

A novidade estará disponível no Rio de Janeiro e funcionará de maneira restrita, oferecendo chamadas com voz e vídeo em alta definição entre um grupo restrito composto por funcionários da empresa e de parceiros. A ideia é aproveitar os testes para avaliar qualidade e um possível modelo de negócios para o recurso.

A operadora informa ainda que o mesmo grupo de usuários vai testar também dois novos métodos de chamadas por voz: o voz sobre LTE (VoLTE) e o Wi-Fi Calling. O primeiro caso utiliza um protocolo de IP por uma rede de dados móvel para realizar uma chamada telefônica. Neste método, o utilizador conta com maior qualidade de áudio do que aquelas realizadas por uma rede 3G e tempo reduzido para completar uma chamada (de oito para apenas dois segundos). Além disso, o consumo de bateria durante este tipo de ligação é 35% menor.

No caso do Wi-Fi calling, os usuários terão a possibilidade de realizar uma chamada convencional por meio de uma conexão Wi-Fi em locais onde não há acesso à rede móvel. O Mobile Time informa que os testes estarão disponíveis apenas para clientes TIM com aparelhos móveis compatíveis — atualmente, 15% dos dispositivos habilitados pela companhia contam com os pré-requisitos necessários.

Via Mobile Time

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome