Telegram ganha recurso de chamadas de voz

Por Redação | em 30.03.2017 às 10h20

Telegram

O Telegram finalmente está recebendo o tão esperado recurso de chamadas de voz. A empresa revelou nesta quinta-feira (30) o lançamento de uma atualização que habilita a funcionalidade nas versões iOS e Android, por enquanto, apenas em seus aplicativos para smartphones e somente na Europa, onde a novidade ainda está em fase de testes.

A possibilidade de fazer telefonemas usando a rede móvel no lugar das ligações convencionais já se tornou lugar-comum entre os mensageiros, mas o Telegram explica a demora em aplicar o recurso devido às suas preocupações com segurança. De acordo com a companhia, a mesma criptografia de ponta a ponta aplicada no sistema de mensagens também está presente nas chamadas de voz, garantindo que somente emissor e receptor sejam capazes de acessar seu conteúdo.

A atualização está sendo liberada em fases e deve chegar a todos os usuários europeus ao longo das próximas semanas. Após uma etapa de testes para garantir que tudo está funcionando bem, o recurso deve começar a ser implementado também no restante do mundo, tornando-se uma função padrão do Telegram.

A companhia afirma ainda que a essa fase de experimentação é essencial para garantir a qualidade das chamadas, outro fator que ela espera tornar um diferencial, na comparação com outros mensageiros do tipo. O foco na segurança e a portabilidade entre diversos dispositivos já é citada como motivo de superioridade do Telegram em relação a outras soluções, como o WhatsApp, por exemplo, e agora os desenvolvedores esperam que o mesmo seja dito sobre as ligações.

O principal segredo por trás disso é um sistema de inteligência artificial semelhante ao existente em serviços de streaming, que avalia constantemente a qualidade da conexão e a potência do aparelho para otimizar o resultado. De acordo com o Telegram, quanto mais as chamadas são utilizadas, melhor será a qualidade delas.

Além disso, configurações essenciais também estão presentes, como um modo que reduz ao máximo o gasto de dados quando em conexões 3G ou 4G e outro que permite ao usuário definir exatamente quais contatos podem telefonar para ele, excluindo todos os outros. Ainda, um sistema de verificação utiliza chaves com emojis e permite que os usuários as combinem para garantir que as ligações não estão sendo interceptadas.

Fonte: Telegram

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome