Confirmada produção em realidade virtual sobre Darth Vader

Por Redação | em 16.07.2016 às 18h21

Darth Vader

Está acontecendo nesse momento a Star Wars Europe Celebration 2016, evento dedicado à franquia, e novidades não param de chegar. O roteirista David S. Goyer (Batman Begins e Homem de Aço) subiu ao palco após ter sido  anunciado que está trabalhando na próxima grande iniciativa da empresa ILMxLAB, divisão de realidade virtual (VR) da Lucasfilm. O criador executivo deu a notícia descrevendo o projeto como uma experiência de uma narrativa original de Star Wars que vai deixar os expectadores não só apreciar essa viagem como fazer parte da história, que será toda sobre Darth Vader.

Goyer tem sido bastante requisitado no meio do entretenimento com trabalhos feitos tanto para TV quanto para o cinema, desde os filmes do Batman de Nolan até programas de TV como o seriado FlashForward, mas trabalhar em algo com a Xlabs é claramente um novo desafio em sua carreira. O projeto é baseado em uma história completamente original no universo de Star Wars, escrita em conjunto com o mesmo núcleo criativo responsável pelos filmes atuais.

O escritor diz que esse trabalho será uma coisa totalmente nova, diferente das experiências passivas que existem hoje no cinema e nos jogos. Segundo ele, o espectador será um visitante em uma história que está acontecendo ao redor dele, podendo até certo ponto fazer parte dela. Será possível pegar objetos, abrir, empurrar, caminhar pelo cenário, tocar os personagens e outros tipos de interação. A história se passará em um lugar contínuo no tempo, como o mundo real,  que troca o dia pela noite, ciclicamente, e as coisas continuam acontecendo mesmo com o visitante saindo de cena.

ilmxlab

ILMxLAB trabalhando com realidade virtual

Se isso está soando como Matrix, é porque, de certa forma, isso é realmente o que parece. A Xlab já havia falado no ano passado que o foco do trabalho deles não era fazer coisas simples com realidade virtual, como filmes promocionais ou jogos com recursos básicos e ainda em desenvolvimento. O que chamou a atenção da companhia para se enveredar nesse mundo foi justamente o potencial da tecnologia, a possibilidade da realidade virtual aumentada se misturar com a realidade de fato para criar um novo tipo de experiência narrativa, com o mundo e os personagens de Star Wars servindo como base de inspiração. Embora a Xlabs já tenha lançado projetos experimentais, o do Darth Vader parece ser o primeiro a abraçar essa visão grandiosa.

O roteirista diz que a diferença entre o cinema, a TV e a VR é principalmente a sensação de você está realmente dentro do filme, e essa imersão total é o que a Xlabs está empenhada em proporcionar. Esse sentimento de fazer parte da coisa não é bobagem, é de fato emocional, pode deixar o espectador triste, abatido, fazê-lo sentir-se em outro personagem que não existe da vida real, podendo até se assustar com tamanha participação.

Claro, a promessa é uma coisa, o resultado final pode ser totalmente diferente. Mas embora o projeto Vader possa parecer coisa de ficção científica, muito além do que nossa tecnologia é capaz de fazer, pode ser que ele chegue mais cedo do que pensamos. A equipe de produção está muito animada e espera que em um ou dois anos possa exibir um pouco do que está sendo feito.

Via: TheVerge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome