Xperia XZ é quase todo feito de plástico, revela teste

Por Redação | em 07.11.2016 às 09h34 - atualizado em 21.11.2016 às 11h21

A Sony já teve dias melhores no mercado de smartphones e muita gente sente saudades de quando a empresa lançava aparelhos do naipe do Xperia Z3. E muito de toda essa saudade se dá porque a empresa não vem conseguindo entregar bons gadgets ultimamente, a exemplo do Xperia XZ. 

Embora seja vendido como o atual top de linha da fabricante japonesa, a verdade é que o XZ vem decepcionando muita gente por causa de seu design e desempenho. E, para provar que as queixas do público fazem sentido, o youtuber JerryRigEverything, famoso por submeter os mais diversos smartphones a testes de estresse, resolveu castigar um Xperia XZ e comprovar que o aparelho tem seus podres escondidos. 

Em seu mais recente vídeo, o rapaz critica a construção do smartphone da Sony e diz que a utilização da liga metálica ALKALEIDO para conferir um visual mais brilhoso e premium acabou forçando a empresa a economizar em outras coisas que ficam debaixo do capô. E, num smartphone, economia é sinônimo de plástico. 

Com um estilete, youtuber mostra que até as laterais do Xperia XZ são feitas de plástico

Com um estilete, youtuber mostra que até as laterais do Xperia XZ são feitas de plástico (Captura de tela: YouTube) 

Utilizando um estilete, o rapaz começou a raspar o Xperia XZ inteiro em busca de componentes fabricados em plástico. Para a surpresa dele, e de quem achava que o gadget realmente era todo metálico como a Sony vendia, há uma quantidade absurda do material, que é empregado nestas partes: 

  • Grade do alto-falante superior 
  • Grade do alto-falante inferior 
  • Laterais 
  • Bordas inferior e superior 
  • Parte retangular na porção inferior traseira 
  • Proteção do flash LED 
  • Leitor de impressões digitais 
  • Bandeja do cartão SIM/microSD 

Não há problema algum em utilizar plástico na construção de um smartphone, desde que a fabricante informe os consumidores sobre isso - o que não acontece no caso do Xperia XZ. E isso é um prato cheio para deixar os usuários insatisfeitos e irritados. 

No fim das contas, o plástico só não é empregado na parte traseira do Xperia XZ e no vidro de proteção da câmera traseira

No fim das contas, o plástico só não é empregado na parte traseira do Xperia XZ e no vidro de proteção da câmera traseira (Captura de tela: YouTube) 

Por exemplo: com o tempo, a tendência é que a tinta utilizada para pintar as partes plásticas comece e desbotar e/ou a descascar, revelando a real aparência do aparelho. O resultado disso é que, ao invés de um aparelho unibody feito todo em metal, o usuário terá em suas mãos um aparelho esteticamente feio. Além disso, a utilização de plástico nas laterais do smartphone confere menos resistência e durabilidade a ele, tornando-o suscetível a entortamentos.  

No fim das contas, o youtuber alerta que o Xperia XZ não é tão premium quanto aparenta ser e que os usuários devem ter cuidado ao optar por ele para depois não sentirem que foram enganados. 

Posicionamento da Sony

Através de sua assessoria de imprensa no Brasil, a Sony afirmou que “os designers e engenheiros da Sony Mobile selecionam o melhor material para cada parte dos smartphones da marca, para que beneficie o desempenho do dispositivo”.

Sobre a utilização do metal ALKALEIDO na parte traseira, a companhia afirma que ele contribui para a gestão do calor e para compor o design premium do dispositivo. Já a tira inferior da parte traseira e o frame curvado deste smartphone são constituídos de plástico com um revestimento metálico harmônico visando o melhor desempenho da antena.

“Com a crescente demanda por uma capacidade de rede mais rápida é necessário o uso de dois tipos de materiais e assim, manter o equilíbrio entre o desempenho e o design”, completou a Sony.

*Notícia atualizada em 21/11

Via JerryRigEverything (YouTube) 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome