Sony pode lançar adaptador do controle do PlayStation 4 para PC

Por Redação | em 06.07.2016 às 13h10

PlayStation 4

Uma das maiores tristezas dos donos de PlayStation 4 que também possuem um PC é a falta de suporte nativo para o controle do videogame. Claro, é possível fazer isso por meio de softwares que emulam o sistema, mas nada como um suporte nativo e funcional apenas ao plugar o acessório pelo cabo. É o que a Sony parece estar desenvolvendo com uma nova patente registrada nos Estados Unidos.

O documento concede à fabricante os direitos sobre a criação de um adaptador Bluetooth USB. A associação entre esse dispositivo e o PlayStation 4 veio por meio de seu número de série, CUH-ZWA1U, cujas letras iniciais são as mesmas utilizadas pela empresa para se referir ao próprio console, em seus diversos lotes e versões. A ideia, então, seria de um aparelho que permitisse a conexão entre o DualShock 4 e o PC sem a necessidade de fios, bem como outros acessórios.

Entretanto, já existe quem vá mais além e fale na nova versão do videogame, que já foi confirmada pela Sony, mas ainda não foi revelada nem tem data de lançamento marcada. Sabe-se que o aparelho deve ter mais poder de processamento, foco em tecnologias de realidade virtual e capacidade de rodar games em resolução 4K, mas já há quem diga que ele, também, vai deixar de lado a utilização de controles sem fio por meio da conexão Bluetooth.

Sendo assim, o aparelho funcionaria apenas com joysticks ligados pelo cabo USB, a não ser, claro, que o usuário decida adquirir o adaptador registrado. Parece uma ideia um tanto esquisita, principalmente quando se leva em conta que, há mais de dez anos e desde a geração passada, os controles sem fio são presentes em todos os consoles de videogame. A noção de que esse tipo de tecnologia tão banal, e aprovada pelos usuários, deixaria de existir, soa bizarra.

Apesar de toda essa especulação, a Sony ainda não falou sobre o assunto. A empresa se manteve calada sobre o registro da tecnologia. No começo do ano, o vice-presidente da Sony, Masayasu Ito, afirmou que um dos focos da empresa para este ano era garantir a compatibilidade entre PCs e o DualShock 4. Entretanto, a declaração ficou por aí, e até o momento, o suporte nativo para o joystick ainda não chegou.

Vale a pena citar, ainda, que registros de tecnologia nem sempre representam produtos a serem lançados no futuro. Muitas vezes, a solicitação de uma patente serve para que uma empresa registre uma invenção ou tecnologia criada por si, de forma a explorá-la comercialmente ou protegê-la de plágio. Sendo assim, por mais que a ideia por trás da documentação seja boa, ela pode não se tornar realidade.

Fonte: Eurogamer

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome