Sony garante que não vai deixar mercado de smartphones

Por Redação | em 24.10.2015 às 13h15

Sony Xperia

Assim como os problemas financeiros que aparecem a cada trimestre, de vez em quando retornam os rumores de que a Sony estaria prestes a deixar o mercado de smartphones como parte de seus esforços de reestruturação. Mais uma vez, a empresa veio a público para não apenas negar tais boatos, mas também para anunciar que logo veremos aparelhos de topo de linha com telas e câmeras melhores, além de uma experiência de usuário aprimorada.

As novas informações extraoficiais vieram logo após o anúncio de três novos dispositivos com Android que farão parte da linha Xperia X5. Contudo, por trás das revelações estaria uma ideia de que essa seria a cartada final da fabricante japonesa no mundo dos smartphones e, caso eles não fizessem o sucesso esperado pelos executivos e investidores, a Sony deixaria esse mercado para focar em segmentos mais lucrativos, como o de sensores para câmeras digitais e a plataforma PlayStation.

"Nada a ver", disse o diretor geral da Sony Mobile para Taiwan, Jonathan Lin. É claro que ele não usou essas palavras, mas disse que obteve uma garantia pessoal do CEO deste departamento, Hiroki Totoki, que a empresa não vai deixar o segmento. Mais do que isso, o objetivo é melhorar ainda mais a oferta atual, que já é considerada de alta qualidade, e focar principalmente na experiência de usuário, além de telas maiores e câmeras que coloquem os aparelhos da linha Xperia entre os melhores da categoria.

Os boatos sobre uma possível saída do segmento de smartphones datam desde meados do ano passado, quando diante de dificuldades financeiras, a Sony apontou Kazuo Hirai como seu CEO. A ideia é que ele aplique as mesmas dinâmicas que fizeram a plataforma PlayStation tão bem-sucedida sob sua gestão à companhia como um todo, algo que ele realmente tem feito. Parte da estratégia é reduzir o foco em setores que não estão dando certo e ampliar os trabalhos naqueles que funcionam.

E se você acha que as declarações de Lin e Totoki são apenas palavras, outra informação não confirmada pode servir para corroborar isso. Nesta semana, surgiram boatos de que a Sony estaria construindo mais uma fábrica de smartphones na Tailândia, de forma a intensificar a produção de modelos para os países da Ásia, que estão entre seus principais clientes. Sendo assim, parece que a linha Xperia ainda tem um longo caminho pela frente.

Fontes: Focus Taiwan, Phone Arena

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome