Jovem de 19 anos cria 'advogado-robô' que reverte multas de trânsito

Por Redação | em 30.06.2016 às 09h17

donotpay

Se você já se sentiu explorado pelo sistema de trânsito, ou já recebeu uma multa incorreta, sabe o quanto é revoltante ser intimado a pagar por uma infração que não cometeu. Pensando em tentar resolver esse problema, um jovem de 19 anos criou um programa que pode facilitar o processo: trata-se do DoNotPay.

O que ele faz é conversar com os motoristas a respeito dos tíquetes de infrações de trânsito. A partir de informações dadas pelas pessoas, o sistema orienta sobre se a sinalização procede ou não e o que se deve fazer para reverter a multa.

DoNotPay

Segundo Joshua Browder, seu software é o primeiro "advogado-robô" do mundo e já ajudou milhares de pessoas a escaparem de multas de trânsito. O bot foi implementado primeiro em Londres, no Reino Unido, onde mais de 160 mil multas já foram recorridas, chegando a Nova Iorque em março, onde cerca de 9 mil pessoas já foram ajudadas pelo sistema. E a tendência é só continuar a crescer.

Browder diz que um dos motivos que o fez criar o DoNotPay é que governos de determinadas regiões se aproveitam desse sistema de trânsito para explorar as pessoas. "Eu acho que as pessoas que recebem multas de trânsito são as mais vulneráveis da sociedade. Essas pessoas não estão querendo quebrar a lei. Eu acho que elas são exploradas como uma fonte de renda pelo governo local", disse o programador. 

Ainda de acordo com o jovem, o sistema já avaliou cerca de 250 mil multas desde que começou a operar em setembro do ano passado na capital da Inglaterra. Além disso, ele também segue trabalhando em outras frentes para expandir seu software para outras áreas.

Uma delas ajudará portadores de HIV a entender quais são seus direitos. Já a outra auxiliará passageiros de companhias aéreas cujo voo atrasou a serem recompensados. E o terceiro mostrará a refugiados como conseguir asilo.

“Eu sinto como se houvesse uma mina de ouro de oportunidades porque muitos serviços e informações podem ser automatizados usando inteligência artificial, e ‘bots’ são um jeito perfeito de fazer isso. É desapontador que, no momento, eles sejam usados principalmente em transações comerciais para pedir flores e pizza”, disse.

O DoNotPay ainda não está disponível no Brasil, mas, quem estiver viajando, residir nas cidades em que ele funciona ou tiver um amigo ou parente nesses países, basta acessar donotpay.co.uk para usá-lo, fazer um login e "conversar" com o robô. Ele vai perguntar alguns detalhes e informações sobre como e em que situação a multa foi registrada, até oferecer um link para gerar o seu apelo.

Via: VentureBeat

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome