Java é o software mais desatualizado nos PCs; confira o ranking

Por Redação | em 23.03.2017 às 00h55

Java

Se você está aqui no Canaltech lendo essa notícia, provavelmente é porque sabe do karma do Java nos PCs. De acordo com o relatório Avast PC Trends Report January 2017, os computadores sofrem com desatualizações de aplicativos, e o famoso Java encabeça o ranking dos softwares que mais são deixados de lado. A pesquisa ainda mostra os problemas que as pessoas enfrentam por não manterem seus PCs em dia, além de programas mais utilizados. 

De acordo com resultados obtidos pela solução AVG TuneUp em todo o mundo (foram coletados dados de mais de 116 milhões de usuários de Windows, de laptops e desktops), por conta de aplicativos desatualizados, as pessoas acabam expondo seus sistemas e dados pessoais a ataques e cibercrimes, pois software antigo abre brecha para hackers e malwares. Dentre os mais desatualizados no Windows estão:

1. Java (Runtime 6,7), da Oracle Corporation

2. Flash Player (Active X), da Adobe Systems

3. Foxit Reader, da Foxit Software

4. GOM Media Player, da Gretech

5. Nitro Pro, da Nitro Software

6. WinZip, da Corel Corporation

7. DivX, da DivX LLC

8. Adobe Shockwave Player, da Adobe Systems

9. 7-ZIP, de Igor Pavlov

10. Firefox, da Mozilla

Para se ter uma ideia, mais de 24 milhões de pessoas estão rodando o Java sem atualizar o aplicativo, ou seja, usando as versões Runtime 6 e 7. E apesar de outros 26 milhões já estarem usando o Java 8 (última versão), mais de 70% deles não instalaram o pacote de atualização mais recente (o update 121). 

Em segundo lugar vem o Flash (ActiveX), do qual 99% dos usuários ainda precisam de atualização no seu Internet Explorer; seguido pelo Foxit Reader, que tem 92% dos usuários rodando uma versão desatualizada.

O relatório também informou quais são os aplicativos mais atualizados: em primeiro vem o Google Chrome, com 88% dos usuários; o Opera, em 84%; e o Skype, que está atualizado em 76% de toda a base de usuários avaliados, ou seja: nem os programas com atualização automática estão atualizados.

"Rodar programas desatualizados deixa os usuários de PC sujeitos a ataques de hackers experientes, que exploram vulnerabilidades fáceis de localizar ou bem conhecidas. A causa de as pessoas usarem software desatualizado pode estar no fato de as atualizações não serem instaladas corretamente, ou ainda porque são adiadas ou esquecidas, mesmo após os avisos", diz Ondrej Vlcek, diretor de Tecnologia, Gerente Geral e Vice-Presidente de Consumer Business da Avast.

Fonte: Avast

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome