Apache corta suporte a usuários do OpenOffice, que deve ser descontinuado

Por Redação | em 05.09.2016 às 20h18

OpenOffice

Alternativa gratuita para os programas do Microsoft Office, o OpenOffice pode chegar ao fim por falta de desenvolvedores para continuar aprimorando suas ferramentas. O anúncio foi feito pela Apache, que já encerrou o suporte aos usuários.

O OpenOffice conseguiu soltar somente uma atualização em 2015, não tendo produzido novas versões até então. A empresa chegou a até sugerir a seus usuários que migrassem para o LibreOffice – que é o principal concorrente do OpenOffice, apesar deste ser mais conhecido.

O que acontece: os líderes do projeto acreditam que não há desenvolvedores suficientes para manter o pacote de ferramentas de produtividade devidamente atualizado para continuar competitivo no mercado. Dennis Hamilton, vice-presidente do Apache OpenOffice, disse que “não existe uma oferta pronta de desenvolvedores que possuem a capacidade, habilidade e vontade de completar o trabalho de cerca de meia dúzia de voluntários que mantêm o projeto de pé.” Apesar do martelo ainda não ter sido batido quanto ao encerramento oficial do OpenOffice, Hamilton acredita que “a aposentadoria do projeto é uma possibilidade séria.”

Em contrapartida, o rival LibreOffice recebeu 14 atualizações apenas em 2015 e continua firme e forte, enquanto o OpenOffice somente conseguiu preparar uma atualização em outubro do ano passado, quando liberaram a versão 4.1.2 do pacote, sendo que em 2014 o programa foi atualizado somente duas vezes. Essa falta de atualizações constantes compromete a segurança dos usuários, que acabam ficando vulneráveis a invasões, já que hackers estão sempre procurando brechas nos códigos dos softwares por aí.

Se o pacote de produtividade for mesmo aposentado, o VP da Apache já listou alguns passos que a companhia dará, incluindo a divulgação do código-fonte do software e a modificação dos arquivos instaladores para exibirem uma mensagem dizendo que o software não é mais suportado (caso algum usuário desavisado acabe fazendo o download do programa sem saber de sua aposentadoria).

Fontes: Apache, ARS Technica

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome