Xperia XZ vs LG G5 [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS | em 27.12.2016 às 13h59

Dois aparelhos bem diferentes entre si entram em batalha neste momento, com propostas igualmente diferentes. Confira agora o comparativo Xperia XZ vs LG G5.

Construção

Metal presente em ambos os lados, porém de formas diferentes.

Do lado Xperia XZ, são 161g em 8.1mm de espessura, com um corpo unibody de Alkaleido (liga de alumínio fabricada no Japão). Ele possui certificação IP68 (suportando assim imersões em água doce por até 1.5m por 30min).

Já do lado LG G5, são 159 g de peso numa aparência arredondada, com a parte de baixo notavelmente modular. Ele traz três estágios de construção, sendo metal o principal componente do modelo. A espessura desse aparelho quase unibody é de 7.7 mm.

O Xperia XZ é mais retangular que o LG G5, possuindo vértices bem mais definidos. Seu metal é mais agradável ao toque, no entanto. Dessa forma, não optamos pontuar por pegada ou conforto, apenas pela durabilidade mais elevada do XZ com sua certificação à prova d'água.

Ponto para o XZ.

Usabilidade + desempenho

Equipando o Xperia XZ temos o Chipset Quad-core "Snapdragon 820", com clock máximo de 2.15 GHz nos dois núcleos de alto rendimento, além de GPU Adreno 530, 3 GB RAM e 32GB de armazenamento interno (com suporte microSD).

Do lado LG G5, também temos o Chipset "Snapdragon 820", porém com 4 GB RAM (ao invés de 3GB). O armazenamento interno é de 32 GB (com suporte microSD).

Ambos modelos contam com USB-C e leitor de impressões digitais.

Com todos os aspectos que temos aqui, e o fato de ambos modelos não contarem com Android puro, facilmente optaríamos por empatar os dois modelos. Porém, potencialmente temos a vantagem de 1GB de RAM extra no LG G5. Novamente, isso é “potencialmente” superior, não indica obrigatória superioridade em 100% do tempo. Dessa forma damos o ponto técnico para o LG G5 nesta seção.

Display e multimídia

No Xperia XZ temos uma tela de 5.2" IPS LCD (com a matriz Triluminos da Sony), rodando na resolução FHD (1080p), fechando assim com ~424 ppi de densidade.

Já para o LG G5, são 5.3" de tela LCD rodando na resolução de 1440 x 2560 pixels (fechando em ~554 ppi de densidade), reforçado com Gorilla Glass 4.

A resolução maior no LG G5 é determinante nesse caso, ainda mais com o reforço contra riscos cobrindo tudo. A Sony conta com proteção sobre suas telas, mas não deixa tão claro QUEM certifica isso (como fazem outras fabricantes).

Ponto para o LG G5.

Câmeras

Para o Xperia XZ, temos uma câmera principal de 23 MP, f/2.0, 24mm, com detecção de fase e autofoco laser, com gravação de vídeos em 2160p@30fps. Números promissores.

Para o LG G5, temos duas câmeras na traseira. São 16 MP (f/1.8) no sensor principal para capturas em alta qualidade e ângulo normal, + 8 MP (f/2.4) no secundário para capturas amplas com 135º de ângulo de visão. O módulo de câmera ainda conta com autofoco laser, OIS (de 3 eixos), e flash LED flash.

Os vídeos tem resolução máxima de 2160p@30fps no sensor principal, e 1080p@30fps no secundário.

Agora, aos fatos. Em nossos testes, tivemos bons resultados para o LG G5, e fotos não tão realistas para o Xperia XZ, que abusa da suavização de imagem e correções no pós processamento.

Assim, optamos por nivelar as capturas, e deixar o ponto para a versatilidade do LG G5, que traz duas lentes com dois propósitos diferentes, sempre disponíveis ao usuário. Dada a funcionalidade superior, pontuamos o LG G5 e seu par de câmeras.

Ponto para o LG G5.

Bateria e acessórios

 Do lado Sony Xperia XZ, temos uma bateria de 2900 mAh. Já para o LG G5, são 2800 mAh. Valores praticamente idênticos, porém com aparelhos que consomem quantidades diferentes de energia.

Vale notar que o LG G5 possui bateria removível, fato praticamente extinto nos modelos que tem saído nas últimas gerações. Isso não entrará em comparação aqui, afinal a LG não oferece uma solução interessante e prática de carregamento externo de baterias sobressalentes, portanto não é um diferencial OFICIAL, viável e prático. Dito isso, vamos lá.

O Xperia XZ consome aproximadamente 20% de sua carga por hora, de acordo com nossas várias seções de streaming contínuo com brilho máximo e conexão via Wi-Fi. Em condições idênticas, o LG G5 atingiu praticamente os MESMOS resultados, indicando um consumo aprox. de 20% por hora ativa no teste.

Dessa forma, ambos os aparelhos empatam num péssimo consumo de energia por hora.

Preço

Como o LG G5 pleno não é vendido de forma oficial no Brasil, coletamos os preços médios em dólar de ambos os aparelhos no exterior para viabilizar o comparativo. Dessa forma, são necessários:

- US $500 para o LG G5;

- US$600 para o Xperia XZ;

Ponto para o LG G5.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

- LG G5 com 5 pontos (em usabilidade + desempenho, display e multimídia, câmeras, BATERIA e acessórios, preço);

- Xperia XZ com 2 pontos (em construção, bateria e acessórios);

E chegamos ao final tendo o LG G5 como vencedor deste comparativo, sendo sua experiência mais completa que a oferecida pelo Xperia XZ.

A questão é que ambos modelos deste comparativo não são indicados para quem busca aparelhos com longevidade alta de bateria.

Mas e aí? Você escolheria qual deles entre nossas indicações de prós e contras?

Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome