Samsung diz que burlar scanner de íris do Galaxy S8 "é algo fora da realidade"

Por Redação | em 25.05.2017 às 12h05

Galaxy S8

Depois da divulgação de um vídeo no Youtube, no qual um grupo de pesquisadores burla o sistema de reconhecimento de íris do Galaxy S8 com uma foto, muitas pessoas começaram a questionar a eficiência da tecnologia para proteger e restringir o acesso ao smartphone da Samsung.

Em resposta ao incidente, a Samsung se pronunciou por meio de um porta-voz. Ao Korea Herald, ele argumentou que "você precisaria de uma câmera que pudesse capturar luz infravermelha (que foi utilizada no vídeo), que não está mais disponível no mercado. Além disso, é preciso tirar uma foto da íris do proprietário e roubar seu smartphone. É difícil que todo esse cenário aconteça na realidade".

Todo cuidado é pouco

Em vídeo divulgado pelo grupo alemão Chaos Computer Club, os pesquisadores tiraram uma foto dos olhos do proprietário do smartphone com uma câmera capaz de capturar luz infravermelha e imprimiram a foto com uma impressora Samsung de alta resolução.

Representante do grupo hacker, Dirk Engling disse que "sob algumas circunstâncias, uma foto de alta resolução obtida na internet é o suficiente para capturar uma íris". Além disso, Engling também recomendou que aparelhos que contenham dados sensíveis (como o de pagamento pelo smartphone) sejam protegidos pelo sistema tradicional de código PIN, que é um recurso muito mais seguro e confiável do que sistemas de autenticação biométricos.

É importante lembrar que a Samsung utiliza o leitor de íris em aparelhos da linha S8 para realizar pagamentos pelo serviço Samsung Pay, sob a alegação de que a autenticação biométrica é "uma das mais seguras" que existe, e que os padrões de íris de cada pessoa são "virtualmente impossíveis de serem replicadas".

Fonte: SamMobile

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome