Filme do Batman inspira criação de sensor de pressão universal para smartphones

Por Redação | em 02.06.2016 às 09h59

ForcePhone

Inserir uma tecnologia 3D em um dispositivo não é uma tarefa simples, pois ela exige componentes especiais próprios para detectar níveis de pressão, por exemplo, e que impedem a adoção nos smartphones já fabricados. No entanto, pesquisadores da Universidade de Michigan criaram um software capaz de trazer a tecnologia do 3D Touch, da Apple, para qualquer smartphone. E a inspiração para isso nem foram os iPhones de Cupertino, mas sim o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Durante o filme de Christopher Nolan, o Homem-Morcego utiliza uma tecnologia baseada em um sistema sonar que permite tornar todos os smartphones de Gotham City em uma espécie de dispositivo 3D. Yu-Chih Tung, estudante da universidade, declarou que essa cena foi a sua inspiração para a construção do chamado ForcePhone. "Eu pensei que era uma ideia interessante para transformar smartphones em um sistema baseado no sonar e senti que isso poderia trazer novas aplicações para abordar desafios enfrentados pelos usuários de smartphones", declarou.

ForcePhone

O ForcePhone trata-se de uma tecnologia peculiar, em que o microfone e o alto-falante são componentes essenciais para o seu funcionamento. Como todo smartphone possui esses dois componentes, é possível trazer a tecnologia 3D para uma grande quantidade de dispositivos. "Você não precisa de uma tela especial ou sensores embutidos para fazer isso. Agora, esta funcionalidade pode ser empregada em qualquer smartphone", afirmou Kang Shin, professor de Ciência da Computação da Universidade de Michigan.

Funciona assim: a cada toque na tela, o ForcePhone emite um ruído de alta frequência inaudível aos ouvidos humanos, mas passível de ser captado pelo microfone do aparelho. Assim, dependendo da intensidade do ruído emitido, é possível descobrir qual o nível de pressão aplicada no smartphone e oferecer uma maneira completamente diferente de interagir com o dispositivo. A tecnologia pode ser empregada em uma variedade de aplicações, como a execução de um comando ao pressionar qualquer área do smartphone, já que ela é capaz de capturar frequências de qualquer área do dispositivo.

O ForcePhone ainda não está completamente pronto para ser disponibilizado em massa e instalado nos smartphones atuais, mas a equipe espera demonstrar a novidade durante a MobiSys 2016, que acontecerá de 27 a 29 de junho em Cingapura.

Esta não é a primeira criação dos pesquisadores a utilizar um sistema sonar em smartphones. Antes, a equipe desenvolveu um aplicativo chamado BumpAlert, que utiliza a câmera do aparelho e ondas sonoras de alta frequência para identificar objetos ou outras pessoas para evitar acidentes durante uma caminhada.

Via Engadget

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome