Cidade instala semáforos no chão para usuários de smartphones

Por Redação | em 26.04.2016 às 16h27

Semáforos no chão

Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Esse foi o mote da prefeitura de Augsburg, na Alemanha, ao criar uma nova categoria de semáforos especificamente para evitar acidentes entre veículos e usuários de smartphone. O município instalou sinais luminosos no chão de pontos específicos da cidade, de forma a alertar os pedestres sobre a aproximação de trens elétricos.

O veículo silencioso corta toda a cidade e é um dos principais meios de transporte de Augsburg. É, também, um grande causador de atropelamentos principalmente entre turistas, que sem saber como o município funciona, acabavam não percebendo a aproximação dos trens. Apenas neste começo de ano, foram dois casos semelhantes em um mesmo local, ambos causados pela desatenção no uso dos smartphones.

As luzes piscam em vermelho quando o trem está se aproximando, e ficam verdes quanto a passagem está livre. Elas ficam no chão, ao lado dos trilhos, e foram posicionadas de maneira que os pedestres as enxerguem em seu campo de visão mesmo que estejam com os olhos fixados no smartphone. Para a prefeitura, quanto mais sinais desse tipo, maior a segurança no trânsito.

É um sinal de problemas, claro – uma distração cada vez maior causada pela utilização dos aparelhos durante a caminhada. Por outro lado, o uso de celulares para verificação de mapas e itinerários é uma constante principalmente entre turistas, que se apoiam nesse tipo de tecnologia para se guiarem por onde não conhecem. 

Por enquanto, são apenas dois pontos de Augsburg com os semáforos no chão, mas outros tantos devem ser instalados em breve. A iniciativa também vem sendo estudada por outras cidades da Alemanha, incluindo Munique, onde, recentemente, uma adolescente de 15 anos foi arrastada por um trem de passageiros depois de não notar sua aproximação enquanto mexia em um smartphone, e acabou morrendo.

Fonte: The Local

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome