Netflix sabe exatamente qual episódio te conquistou em suas séries

Por Redação | em 23.09.2015 às 15h47

Netflix TV

Sabe quando você está começando uma série e, depois de vários episódios mais lentos, você encontra aquele que te fisga e faz com que você queria assistir a toda a temporada de uma só vez? Pois a Netflix sabe exatamente cada uma das vezes em que isso aconteceu.

A empresa acompanha constantemente o hábito de seus usuários e um dos aspectos que ela leva em consideração é esse momento em que um seriado conquista o público. E não se trata de uma simples curiosidade, mas de uma forma de perceber como a audiência reage a cada um desses programas.

O engraçado é que, na grande maioria das vezes, nem mesmo a gente se dá conta de quando é que essa mágica acontece. Afinal, você se lembra de cada vez que uma série lhe conquistou? Alguns casos são mais marcantes, mas isso quase sempre é feito sem que percebamos.

Confira abaixo algumas séries listadas pela Netflix:

  • Arrow — Episódio 8
  • Bates Motel — Episódio 2
  • Better Call Saul — Episódio 4
  • Bloodline — Episódio 4
  • BoJack Horseman — Episódio 5
  • Breaking Bad — Episódio 2
  • Dexter — Episódio 3
  • Gossip Girl — Episódio 3
  • Grace & Frankie — Episódio 4
  • House of Cards — Episódio 3
  • How I Met Your Mother — Episódio 8
  • Mad Men — Episódio 6
  • Marco Polo — Episódio 3
  • Marvel’s Daredevil — Episódio 5
  • Once Upon a Time — Episódio 6
  • Orange is the New Black — Episódio 3
  • Pretty Little Liars — Episódio 4
  • Scandal — Episódio 2
  • Sense8 — Episódio 3
  • Sons of Anarchy — Episódio 2
  • Suits — Episódio 2
  • The Blacklist — Episódio 6
  • The Killing — Episódio 2
  • The Walking Dead — Episódio 2
  • Unbreakable Kimmy Schmidt — Episódio 4 

Segundo a Netflix, essa medição é feita a partir de uma análise de qual capítulo que, após ser assistido, fez com que 70% dos usuários terminassem o resto da temporada. E o índice é bem variado, mostrando que realmente não há um padrão. Séries como Breaking Bad e Sons of Anarchy, por exemplo, conquistam o espectador já no segundo episódio, enquanto How I Met Your Mother e Arrow demoram um pouco mais para conseguir o mesmo efeito.

Mas qual a utilidade dessa informação? Esses dados servem principalmente para reforçar a política da empresa de trazer uma temporada toda de uma só vez ao invés de liberar episódios semanais como em uma TV tradicional. Por mais que o engajamento demore um pouco para acontecer, esse modelo de liberação diminui as chances de a pessoa desistir de acompanhar o show.

De acordo com o chefe de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, ninguém se empolga com um seriado já em seu piloto e, por isso, eles acreditam que oferecer uma temporada completa vai de acordo com aquilo que os próprios fãs esperam.

A empresa explica ainda que essa lista corresponde a uma média global, mas que não representa de maneira precisa a realidade de todos os países. Na verdade, segundo ela, cada região possui seu próprio ritmo e essa variação acontece tanto por nacionalidade quanto pelo gênero da série. Os holandeses, por exemplo, costumam se apegar aos seriados muito mais rápido — cerca de um episódio a menos que a maioria dos outros países. Já o pessoal da Oceania é um pouco mais lento e precisa de mais um ou dois capítulos para ver se estão gostando mesmo do que estão vendo. Nada foi dito sobre o Brasil.

Por fim, a Netflix destaca que esse índice não está relacionado à audiência. Isso quer dizer que uma série que fisga o público já nos primeiros episódios nem sempre é o sucesso do verão, mas que ele está conseguindo atrair e entreter aquele público que já lhe é cativo.

Via: The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome