Vírus trava computador até que usuário faça 200 milhões de pontos em jogo

Por Redação | em 10.04.2017 às 11h28

A gente já viu vários tipos de vírus e conhece diferentes maneiras de ataques. Alguns deles apenas corrompem arquivos importantes, outros abrem brechas para outras invasões ou permitem roubo de dados e há até aqueles que travam todo o sistema até que você pague um valor ao criminoso. Porém, você já viu um vírus que trava seu sistema e só libera caso você consiga zerar um jogo?

Parece piada, mas o 1º de Abril já passou faz tempo e estamos falando de uma ameaça real que vem pegando muitas vítimas de surpresa. Apelidada de Rensenware, a nova praga ataca computadores e bloqueia todas as suas funções. Para liberá-lo, o usuário precisa jogar o game Undefined Fantastic Object e conseguir a absurda pontuação de 200 milhões. Caso contrário, tudo continua travado.

E você pode até se achar o grande jogador e mestre dos videogames, mas saiba que essa não é uma tarefa nada simples. Primeiro porque o jogo lançado para PCs pela Team Shanghai Alice em 2009 é um bullet-hell shooter, um gênero de jogo de naves em que a tela é dominada por tiros e é preciso muita habilidade para conseguir sobreviver. Como se não bastasse, o Rensenware ajusta a dificuldade automaticamente para o nível Lunatic, a mais complicada e insana de todas. Isso faz com que o desafio de chegar à pontuação necessária seja quase impossível.

Computadores infectados recebiam mensagem informando o desafio

É algo tão complicado que nem mesmo o dono do vírus conseguiu vencê-lo. O autor dessa praga foi um programador coreano que, entediado, decidiu pregar uma pegadinha com o mundo. Só que a vida dá voltas e ele mesmo teve seu computador afetado pelo seu pequeno monstro. E nem mesmo ele conseguiu alcançar os 200 milhões de pontos, o que faz com que seu computador siga bloqueado pelo Renseware.

Para contornar a situação, ele desenvolveu um “antídoto” que eliminava o vírus e o compartilhou no mesmo fórum onde a praga se popularizou inicialmente. E, como bom arrependido, enviou um pedido de desculpas a todos aqueles que tiveram problemas com a sua brincadeira.

Via: Polygon, Kotaku

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome