Vírus que simula WhatsApp rouba dados de cartão de crédito dos usuários

Por Redação | em 10.08.2016 às 11h17

Vírus no smartphone

A PSafe, empresa especializada em segurança digital, identificou um novo malware capaz de simular o WhatsApp para Android com o objetivo de roubar informações de cartão de crédito dos usuários. Batizado de WhatsApp.CreditCardStealer, o vírus exibe uma tela falsa pedindo ao usuário que preencha informações do seu cartão de crédito.

Para dar início ao golpe, o hacker envia um e-mail para a vítima a convidando a instalar o "Novo WhatsApp", que possui funções inéditas. Ao acessar o link, o usuário é notificado com uma mensagem de erro e o aplicativo falso desaparece, ainda que o WhatsApp continue funcionando corretamente no celular. O vírus também retira o ícone de atalho da Play Store e impede que o usuário possa acessar a loja virtual com o objetivo de evitar a instalação de aplicativos de segurança ou antivírus que possam detectar o malware.

Para dificultar a identificação de ferramentas de segurança que já estejam instaladas no aparelho, a praga virtual se mantém inativa por cerca de quatro horas, para só depois solicitar os dados do cartão de crédito da vítima para liberar o acesso à Play Store. Além dos dados do cartão do usuário serem enviados para servidores dos hackers, o número do celular é cadastrado automaticamente em um serviço de SMS pago, que consome os créditos do aparelho gerando um prejuízo financeiro ainda maior.

De acordo com a PSafe, os usuários não devem baixar aplicativos de fontes não oficiais, clicar em links desconhecidos recebidos por e-mail ou SMS e estar sempre atentos ao excesso de solicitações de mensagens solicitando permissões de acesso no dispositivo. Também é altamente recomendado possuir um aplicativo antivírus devidamente atualizado no aparelho que possa ser capaz de identificar possíveis malwares.

Via UOL

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome