Vídeo mostra segurança do Android Marshmallow sendo burlada em 11 minutos

Por Redação | em 06.05.2016 às 10h10

Em 2015, o Google introduziu um novo recurso no Android chamado "Factory Reset Protection". A ferramenta protege o smartphone contra roubos e perdas se outra pessoa tentar resetar o aparelho para as configurações de fábrica, travando o aparelho após tentativas malsucedidas de autenticação.

Antes do surgimento dessa ferramenta de proteção, era bem mais fácil resetar um smartphone com Android. Bastava segurar o "botão de power + diminuir volume" para ter acesso ao modo de recuperação, ou Recovery Mode, de onde é possível proceder normalmente para um reset total do aparelho para as configurações originais.

Mas com a grande fragmentação do Android, algumas fabricantes podem deixar a ferramenta de proteção de fora do sistema, preferindo implementar sua própria solução ou, ainda, deixar o aparelho simplesmente desprotegido. Para mudar um pouco esse quadro, foi introduzido o suporte nativo a leitores de digitais no Android Marshmallow, uma camada extra de proteção para o sistema.

Ainda assim, um usuário conseguiu passar por cima de todas essas ferramentas de proteção do Robô Verde apenas navegando por diferentes menus do sistema. Todo o processo para burlar a proteção foi documentado em um vídeo de 11 minutos utilizando um Nexus 6P. Nele, é possível perceber que não é preciso utilizar quaisquer cabos ou outros programas, bastando navegar na interface do aparelho.

O Google já está ciente do problema, mas declarou que não considerava essa brecha um problema grave de segurança. Com a divulgação do vídeo, o youtuber Tom S espera que a empresa mude de ideia e resolva o problema.

Via: Phone Arena 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome