Novo malware é descoberto em aplicativos na Play Store

Por Redação | em 02.09.2016 às 10h19

Malware Android

O download de aplicativo em lojas oficiais é sempre a melhor opção para evitar dores de cabeça com malwares. Geralmente, os usuários têm a confiança de que os aplicativos encontrados em tais lojas são livres de qualquer ameaça para seus aparelhos, contrastando com apps fornecidos por lojas de terceiros, considerados potencialmente nocivos. No entanto, essa regra nem sempre funciona e, para prová-la, um novo malware foi encontrado recentemente na Google Play Store.

Chamado de DressCode, o software malicioso é encontrado em aplicativos aparentemente inocentes e jogos. A descoberta foi publicada pela empresa de segurança de TI Check Point, que afirma que há um total de 40 aplicativos na loja virtual que estão infectados com o malware, enquanto em lojas não-oficiais esse número é de 400 apps. 

O principal propósito do DressCode é criar uma botnet, que pode ser utilizada por atacantes para aumentar o tráfego através de dispositivos infectados. No caso dessa ameaça em específico, a Check Point afirma que os hackers apenas estão utilizando a botnet para gerar cliques em anúncios falsos e tráfego, recolhendo a receita dos anúncios. No entanto, uma botnet pode ser utilizado para ataques mais graves, como o acesso a arquivos e servidores de uma empresa.

O Google já foi informado sobre os aplicativos infectados e provavelmente irá removê-los o mais rápido possível. De acordo com a firma de segurança digital, o DressCode foi encontrado em jogos infantis, que normalmente não oferecem nenhuma ameaça. Visto que o malware atua em segundo plano para aumentar os cliques em anúncios, ele afeta diretamente o desempenho do aparelho e a vida útil da bateria.

Você pode conferir a lista de aplicativos infectados neste link.

Via PhoneArena, Check Point

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome