Notícias falsas de explosão de bomba ativam checagem de segurança do Facebook

Por Redação | em 27.12.2016 às 17h05

Facebook

O Facebook foi enganado por seu próprio algoritmo nesta terça-feira, 27. A rede social ativou erroneamente sua checagem de segurança após a publicação de uma avalanche de notícias falsas sugerindo que houve uma explosão em Bangkok, na Tailândia.

Os usuários do Facebook no país se depararam com um alerta para marcar se estavam seguros na área. Isso aconteceu por volta das 21 horas no horário local, e o aviso permaneceu no ar por cerca de 1 hora.



Para piorar, os usuários da rede social não recebiam qualquer informação do Facebook sobre o assunto. As notícias sobre a suposta explosão citavam como fonte um post de 2015 do Bangkok Informer, sobre os atentados de Bangkok de agosto de 2015, que ocorreram perto do santuário de Erawan.

Até novembro deste ano, apenas o Facebook poderia ativar manualmente a verificação de segurança. Só que no mês passado a empresa decidiu implementar um algoritmo para cuidar disso. Segundo a companhia, eles estão utilizando um software de uma empresa que ajudaria a checar os fatos antes de criar o alerta, o que evitaria falsos positivos, mas que falhou desta vez.

Esta não é a primeira vez que a verificação de segurança do Facebook é ativada de maneira errada. Em março, o Facebook alertou os usuários dos EUA, Reino Unido e outros países a se marcarem seguros após um suposto bombardeio no Paquistão.

Fonte: The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome