Museu do malware relembra vírus antigos

Por Redação | em 11.02.2016 às 12h52

Malware

Existem uma série de museus estranhos espalhados pelo mundo. Um exemplo é o Mütter, um museu médico localizado na Pensilvânia (EUA) e que contém uma coleção de esquisitices médicas, peças anatômicas e patológicas, modelos de cera e equipamentos médicos antigos.

Agora, a Internet Archive resolveu criar uma coleção bem curiosa sobre a internet e a cultura digital. A organização sem fins lucrativos lançou o Museu do Malware. A coleção reúne 78 exemplos de malware (principalmente vírus) lançados nos anos 80 e 90, quando infecções de malwares muitas vezes eram acompanhadas com sequências de animação de 8 bits.

Museu do MalwareImagem: Captura de tela / Canaltech

Com curadoria de Mikko Hermanni Hyppönen, da empresa finlandesa de segurança F-Secure, o museu online permite que os visitantes executem emulações dos malwares no site ou baixem versões modificadas no seu computador.

É claro que os malwares disponíveis para download no museu não vêm com as rotinas destrutivas. Basicamente, você ainda estará baixando um vírus real, só que sem a parte do código que irá estragar o seu computador. A coleção ainda é bem modesta, mas já é suficiente para oferecer uma incursão divertida na época em que os malwares eram distribuídos de uma maneira mais criativa.

Via Slash Gear

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome