MasterCard aceitará selfies para autenticação de compras online

Por Redação | em 24.02.2016 às 15h00

Selfie

A empresa americana de cartão de crédito MasterCard passará a utilizar uma nova tecnologia para verificação de identidade. Com isso, segundo anúncio da companhia, selfies e impressões digitais passarão a ser utilizadas como alternativas às senhas em pagamentos online. Tal tecnologia deverá ser lançada no segundo semestre deste ano em diversos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Espanha, Bélgica, França, Itália, Alemanha, Noruega, Suíça, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Infelizmente, ainda não há qualquer previsão para chegada da novidade para o Brasil.

Cerca de 92% das pessoas que testaram a tecnologia preferiram o novo sistema de autenticação, segundo a MasterCard. Com isso, a adoção da nova solução deverá ser bem aceita entre os milhões de clientes da empresa. "Senhas são um empecilho", afirmou o presidente da divisão de Safety and Security da empresa, Ajay Bhalla. "Elas são extremamente fáceis de esquecer, desperdiçam nosso tempo e não são realmente seguras. A biometria está transformando as transações online, tão seguras e simples quanto compras presenciais".

Para utilizar o novo recurso, os usuários deverão baixar um aplicativo em seus computadores, tablets ou smartphones. No ato da compra, os usuários ainda terão de fornecer os dados de seus cartões de crédito. No entanto, ao realizar a autenticação da transação, será necessário que eles olhem para a câmera ou utilizem o sensor de impressão digital presentes nos dispositivos em vez de digitarem a senha.

Caso optem pela selfie, os usuários terão de piscar para a câmera para provar que não estão segurando uma fotografia do titular do cartão de crédito.

Via UOL

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome