Internet das Coisas aumentou tamanho dos ataques DDoS

Por Redação | em 15.02.2017 às 13h43

internet das coisas

A Internet das Coisas (IoT) ajudou a impulsionar o aumento no tamanho dos ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) em 2016. O maior deles registrado no ano passado foi de 800 Gbps, 60% maior do que o maior ataque registrado em 2015, de 500 Gbps.

Os dados fazem parte da 12ª edição do Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global de Redes da Arbor Networks, que aborda uma ampla gama de problemas, mas o foco está nos desafios operacionais enfrentados diariamente e nas estratégias adotadas para abordá-los e atenuá-los.

O relatório também indicou um aumento na frequência dos ataques DDoS: 53% dos prestadores de serviços sofreram mais de 21 ataques por mês. Em 2015, este número ficou em 44%.

Em relação aos data centers, 21% dos entrevistados relataram mais de 50 ataques por mês, em comparação a apenas 8% no ano anterior. Já 45% das empresas, entidades governamentais e instituições de ensino pesquisadas sofreram mais de 10 ataques por mês, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

“As pessoas entrevistadas para nossa pesquisa estão familiarizadas com um ambiente de ameaças em constante evolução, com ataques que vêm aumentando em tamanho e complexidade ao longo da última década. No entanto, as botnets IoT mudam o jogo em razão do enorme número de dispositivos envolvidos", explica Darren Anstee, chefe de tecnologia de segurança da Arbor Networks.

Ele segue dizendo que há bilhões de dispositivos conectados à Internet, e eles são facilmente transformados em "armas para o lançamento de ataques maciços". Por outro lado, também existe uma crescente preocupação com o ambiente de ameaças, tanto que o resultado da pesquisa mostra melhorias significativas na implementação de melhores práticas tecnológicas, assim como nos processos de resposta.

Entre os entrevistados, 83% disseram utilizar soluções inteligentes de atenuação de DDoS (IDMS); 76% utilizam IDMS para atenuar os ataques de IPv6; 57% realizam simulações de defesa contra DDoS, um aumento em relação aos 46% do ano passado e um dos maiores níveis nas últimas quatro pesquisas. 

Fonte: Arbor Networks

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome