Intel Security alerta sobre ameaças de segurança para o ano de 2017

Por Redação | em 29.11.2016 às 11h22

Intel Security

A Intel Security divulgou nesta terça-feira (29) a edição 2017 do relatório McAfee Labs Threats Predictions, que prevê quais serão as principais ameaças à segurança digital para o ano seguinte.

Neste ano, a empresa de segurança identificou 14 ameaças críticas que administradores de sistemas, especialistas em segurança e usuários têm de ficar atentos em 2017. Além disso, o relatório identificou os seis problemas mais difíceis de solucionar no âmbito da cibersegurança industrial.

"Para superar os esquemas dos nossos adversários, temos de ir além do simples entendimento do cenário de ameaças e mudar a dinâmica entre defensores-atacantes em seis áreas-chave: assimetria da informação, tornar os ataques mais custosos, melhorar a visibilidade, identificação da exploração de legitimidade, melhorar a proteção para dados descentralizados e detecção e proteção em ambientes sem agentes", destacou Vincent Weafer, vice-presidente do McAfee Labs.

Entre as 14 ameaças listadas pela firma de segurança, destacam-se as relacionadas a ransomware, ataques sofisticados a hardware e software, dispositivos conectados das chamadas "smart homes", uso de aprendizado de máquina para incrementar ataques baseados em engenharia social e a crescente cooperação entre a indústria e autoridades legais.

Confira a lista completa:

  1. Ataques de ransomware vão diminuir em quantidade e efetividade no segundo semestre de 2017
  2. Exploração de vulnerabilidades do Windows continuarão a decair, mas haverá um crescimento nas investidas contra softwares de infraestrutura e virtualização
  3. Aumentará o nível de ataques sofisticados a hardware e firmware
  4. Hackers tentarão cada vez mais "sequestrar" drones para uma variedade de atividades criminosas
  5. Cibercriminosos continuarão atacando dispositivos móveis para obter credenciais de acesso a contas bancárias e cartões de crédito
  6. Malwares focados em IoT abrirão backdoors em casas conectadas e poderão permanecer indetectáveis por anos
  7. O aprendizado de máquina vai acelerar a proliferação e o aumento de ataques sofisticados de engenharia social
  8. Anúncios falsos e "curtidas" pagas continuarão a se proliferar e a comprometer a confiança
  9. A guerra de anúncios crescerá e novas técnicas usadas por anunciantes para ofertar suas propagandas serão copiadas por atacantes para aumentar a capacidade de disseminação de malwares
  10. Hackativistas se tornarão protagonistas na exposição de problemas de privacidade
  11. O aumento da cooperação entre as autoridades legais e a indústria pode refrear minimamente o cibercrime
  12. O compartilhamento de informações sobre ameaças fará grandes avanços em 2017
  13. A ciberespionagem será tão popular no setor privado e no submundo do crime virtual quanto é atualmente nas agências governamentais de espionagem
  14. As indústrias de hardware e cibersegurança unirão forças para reforçar seus produtos contra ameaças digitais

Os seis desafios críticos

Além das previsões de ameaça para 2017, a Intel Security também listou os seis desafios que julga mais críticos de solucionar no ano que vem. De acordo com o relatório, a prioridade número um é tornar os ataques mais onerosos e menos rentáveis - algo que poderia ser alcançado ao se reduzir a assimetria de informação que hoje existe entre os defensores e os atacantes.

Além disso, a empresa destaca que é importante incrementar os níveis de identificação de exploração de legitimidade, melhorar a proteção de dados descentralizados e detectar e proteger ambientes sem agentes.

A lista detalhada e completa com todos os problemas, bem como o McAfee Labs 2017 Threats Predictions Report, pode ser vista neste link.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome