Falha de segurança da Lenovo deixou computadores vulneráveis

Por Redação | em 06.05.2016 às 18h45

lenovo

Usuários dos produtos Think da Lenovo, linha que inclui desktops, notebooks e tablets, mal sabiam do risco que estavam correndo. A empresa de consultoria e segurança Trustware divulgou que uma falha no software Lenovo Solution Center, pré-configurado de fábrica, que permitia que um hacker tivesse acesso a todo o sistema, abrindo brecha para que malwares pudessem ser instalados de maneira indetectável pelo usuário. 

A ironia é que o Lenovo Solution Center teria como função justamente monitorar a saúde e segurança da máquina. Um porta-voz da Lenovo esclareceu que o problema já foi resolvido com uma atualização que corrigiu a falha. 

Os bloatwares, softwares pré-instalados nos computadores, deixam os usuários com poucas opções por não permitirem que sejam desinstalados, mesmo quando oferecem certo risco. A Lenovo passou por uma experiência semelhante com o programa Superfish adware, que interferia na navegação na internet e tornava vulneráveis informações pessoais do usuário, como senhas e hábitos online.

Atualmente, a Lenovo ocupa a maior parte do mercado com 19,8% das vendas de PCs. Cada deslize de segurança como este afeta milhões de usuários, ainda mais quando muitos deles não são familiarizados com atualizações e processos de segurança. 

Via Daily Dot

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome