Comunidade do uTorrent é alvo de ataque hacker

Por Redação | em 08.06.2016 às 16h35

uTorrent

O uTorrent, um dos aplicativos de downloads mais usados do mundo, foi alvo de um grande ataque hacker nesta semana. Mas calma, pois, se você apenas utiliza o software para baixar filmes ou séries, por exemplo, ainda está seguro. A vulnerabilidade da vez atinge os usuários dos fóruns de discussão da plataforma, no qual os responsáveis por seu desenvolvimento dão suporte técnico e falam sobre novas funcionalidades.

De acordo com as informações oficiais, não foi possível conhecer exatamente o total de afetados, mas a noção é que os mais de 388 mil usuários dos fóruns oficiais podem ter acabado com suas informações de acesso, como logins e senhas, expostas pelos hackers. Ainda não existem relatos de listas sendo postadas na internet, mas os responsáveis pelo software confirmaram o acesso a seus bancos de dados.

Isso, entretanto, aconteceu não devido a uma vulnerabilidade em seus próprios sistemas, mas, sim, em uma brecha nos de revendedores. As informações não são claras, mas o uTorrent alega que um de seus parceiros comerciais teria permitido essa intrusão por meio de contas registradas nos fóruns oficiais. Isso teria limitado o acesso dos invasores apenas às informações, sem qualquer tipo de alteração ou inserção de códigos ou programas maliciosos.

Um aviso sobre o ataque foi publicado nos fóruns oficiais, mas, segundo o uTorrent, os usuários não foram notificados individualmente. Ainda assim, a instrução é para que eles modifiquem suas senhas, uma vez que, em ataques deste tipo, a lista de informações normalmente é utilizada para tentativas de invasão a outros serviços, como e-mails, redes sociais e outras na tentativa de obtenção de mais contas.

Por isso, caso a sua conta tenha sido comprometida no ataque ao uTorrent ou em outros golpes semelhantes, o ideal é que todos os perfis que utilizem as mesmas informações sejam atualizados. E o ideal, claro, é nunca usar a mesma senha em mais de um serviço, pois, se um cair, todos os outros estarão em risco.

Fonte: Torrent Freak

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome