CIA investe em startups para aumentar monitoramento de redes sociais

Por Redação | em 20.04.2016 às 07h10

Dados Roubados de Computador

Apesar de não ser uma informação amplamente difundida, muitas pessoas sabem que a CIA tem uma empresa própria de capital de risco chamada In-Q-Tel. O objetivo dela é investir em companhias de tecnologia para manter a agência à frente no que se refere aos avanços de recursos tecnológicos.

Um documento revelou que o maior investimento da In-Q-Tel tem sido em empresas de monitoramento de redes sociais, o que revela a grande preocupação do órgão de inteligência com segurança e vigilância nas mídias. Segundo o documento, 38 novas empresas receberam financiamento da IQT, listando diversas companhias que trabalham com vigilância de mídia, entre elas a Dataminr, Geofeedia, Pathar e TransVoyant, as quais possuem ferramentas exclusivas de acesso a dados de redes como Twitter, Facebook e Instagram.

Os investimentos parecem refletir o aumento do foco da CIA no monitoramento de redes sociais, principalmente após o uso das plataformas pelo Estado Islâmico. O trabalho de vigilância tem oferecido informações úteis, já que muitas vezes o grupo divulga suas atividades na internet. Diante disso, a ideia da Agência Central de Inteligência é monitorar os fatos em tempo real, de forma a prever eventos perigosos a partir da coleta de informações. 

Para além dos investimentos em startups, a IQT desenvolveu um laboratório próprio de tecnologia no Vale do Silício, chamado Lab41, que fornece ferramentas para a comunidade de inteligência unir as informações obtidas. Em fevereiro, foi publicado um artigo que explorava as maneiras pelas quais a localização de um usuário do Twitter poderia ser acessada apenas a partir da localização de seus amigos, tecnologia que preocupa os defensores dos direitos de privacidade dos usuários.

Via: The Intercept

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome