Unicef testa drones para agilizar realização de testes de HIV em áreas remotas

Por Redação | em 25.04.2016 às 16h19

Drone

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) começou recentemente a utilizar drones para ampliar a sua área de alcance no combate e tratamento do HIV em áreas rurais do Maláui, país localizado na chamada África Oriental. O primeiro teste do gênero foi realizado com sucesso após uma aeronave não tripulada viajar 10 quilômetros entre um centro de saúde e um hospital localizado na capital do país, Lilongwe. 

O método é encarado como uma alternativa para superar dificuldades de locomoção que muitas pessoas enfrentam no país africano. Como as estradas são precárias e o transporte é caro, torna-se muito maior o trabalho dos profissionais de saúde na coleta e transporte das amostras de sangue entre as centrais de saúde e os laboratórios. Já com os drones, as viagens ficam mais baratas e cada um deles pode carregar até 250 testes por vez.

“Há muitos atrasos no processo contínuo de obtenção de tratamento para crianças soropositivas, elas precisam vir logo para realizar o testes, idealmente antes dos dois meses de vida, entre seis e oito semanas", disse a representante do programa de HIV e Aids do Unicef Judith Sherman. “Seus testes, as amostras de sangue, precisam ir das instalações de saúde para um dos oito laboratórios do país.” 

Em suma, quanto antes for identificado se uma criança é soropositiva, maiores são as chances de iniciar o tratamento para que ela tenha uma vida normal. Com uma das taxas de infecção por HIV mais altas do mundo, é a primeira vez que drones são usados como apoio no combate e no tratamento do vírus no Maláui.

Fonte: Scientific American

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome