Teste mede atividade cerebral e pode ajudar a prever volta do coma

Por Redação | em 28.05.2016 às 07h05

Coma

O funcionamento do cérebro humano e seu comportamento em diversas situações continua sendo um mistério para médicos e pesquisadores. Mesmo com constantes descobertas, alguns fenômenos continuam carecendo explicações, como é o caso do coma. Estudiosos da Universidade de Copenhague e da Universidade Yale apresentaram um teste que promete apontar o nível de consciência de pacientes em coma e ainda prever se podem acordar.

Usando uma técnica de imagem chamada de FDG-PET, a pesquisa mapeou o cérebro de 131 pacientes com lesão cerebral e que tiveram perda total ou parcial de consciência. Basicamente, o teste mede a quantidade de glicose (açúcar) consumida pela atividade do órgão e assim ajuda a mostrar quais pacientes possuem mais ou menos atividade cerebral e, portanto, estão em coma mais ou menos profundo. Nesse sentido, seria possível dizer se o paciente pode recuperar a consciência dentro de um ano. “Em resumo, nossas descobertas indicam que há um requisito mínimo energético para que haja consciência sustentável para uma pessoa acordar após uma lesão cerebral”, destaca Ron Kupers, um dos pesquisadores.

Teste mede atividade cerebral

O estudo mostra a relação entre a resposta comportamental do paciente e o fluxo de energia cerebral, de forma que pacientes com atividade 42% menor do que o normal indicam ausência completa de consciência e não a recuperaram após um ano. Em contra partida, acima deste percentual, os pacientes passam a ter sinais de consciência parcial ou até mesmo acordam do coma em um ano.

“A descoberta de uma clara fronteira metabólica entre os estados de consciência e inconsciência pode indicar que o cérebro sofre um estado fundamental de mudança em um determinado nível de fluxo de energia, de modo que a consciência ativa a atividade cerebral em determinado limite”, disse Johan Stender, que é coautor do estudo.

Fonte Gizmodo 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome