Sujos e nojentos! Seus fones de ouvido podem estar cheios de bactérias

Por Redação | em 04.04.2016 às 21h31

Fones de ouvido Apple

Quase todo mundo já pegou um fone de ouvido emprestado ou dividiu o fone com uma pessoa para escutar uma música ou ver um vídeo. Isso é muito normal, mas saiba que é também pouco higiênico! O professor Kelly Reynolds, PhD em Saúde Ambiental pela Universidade do Arizona, em parceria com o site Buzzfeed, realizou um estudo que mostra o quão sujo pode ser um fone de ouvido. 

É isso mesmo, caro leitor. Os fones de ouvido, em geral, estão cheios de bactérias e, sobretudo, os fones intra-auriculares – isto porque o corpo humano pode transportar diversas dessas pequenas pragas, como estafilococos e estreptococos, sem que nenhum problema maior seja causado. 

Fones de ouvido Apple

O professor Kelly Reynolds destaca que a preocupação em compartilhar os fones está no fato de a exposição poder ser bem maior, ou seja, o suficiente para dobrar a flora bacteriana já existente nos seus ouvidos. E, pior, aumentando ainda mais a diversidade de micro-organismos."Estudos têm demonstrado que os fones de ouvido causam um aumento de 11 vezes no número de bactérias nas orelhas", destaca Reynolds, que indica também que fatores como umidade e calor, associados à falta de ventilação causada pelos fones, formam um ambiente perfeito para a proliferação. 

Limpeza sempre!

Não que você precise virar um neurótico e limpar seus fones antes da cada utilização, isso seria demais! Mas você deve, sim, manter uma faxina regular no equipamento, que pode ser semanal, por exemplo. Assim você evitará acúmulo de cera e germes.

A dica para limpeza é simples, começando por retirar a cera e, em seguida, utilizar algodão com álcool para desinfetar. Tome cuidado para não umedecer demais o algodão e danificar seus fones!

Os hábitos de limpeza, porém, não são muito comuns. O site Buzzfeed fez uma enquete que apontava que 33% das pessoas nunca limparam seus fones. Além disso, 50% marcaram que só limpam os fones caso eles estejam visivelmente sujos. Outros 9% disseram limpar o tempo todo, e 8% dizem seguir a recomendação de limpeza uma vez por semana.

Ainda em enquete, 36% das pessoas disseram nunca compartilhar fones de ouvido, 34% disseram que emprestam o equipamento, mas apenas para melhores amigos e para a família. Outros 26% confessaram dividir em casos de puro desespero. Ainda tiveram 4% de despreocupados que indicaram que dividem sem problemas. Fique ligado!

Fonte: BuzzFeed (via Metro)

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome